Publicador de Conteúdos e Mídias

Idosos conhecem exposição sobre origem e trajetória de Brasília

Publicado em 28/04/2011 16h24
Como parte das comemorações do Dia do Idoso, cerca de 80 idosos - entre eles alguns pioneiros da cidade - integrantes do programa Brasília na Melhor Idade da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejus) visitaram, na manhã desta quinta-feira (28), a Câmara Legislativa, onde conheceram a exposição Brasília - Meio Século da Capital do Brasil, montada no Foyer do Plenário da Casa.

Acompanhados do subsecretário para Atenção da 3ª Idade da Sejus, Joel Alves Rodrigues, e de assessores da secretaria, o grupo participou de uma visita guiada pela própria curadora da mostra, Danielle Athayde, e pode ver de perto todo o acervo de fotografias, filmes e documentos históricos que compõem a exposição.
 Danielle explicou que na mostra a origem e a trajetória da cidade são reveladas a partir de elementos didáticos e estéticos, como planos arquitetônicos, mapas, fotografias artísticas, projeções, textos e acervos de grande valor histórico, como os originais do Plano Piloto com que o urbanista Lúcio Costa concorreu e venceu o concurso para a escolha do projeto para a construção da nova capital do País e o bilhete manuscrito de Juscelino Kubitschek propondo o tombamento de Brasília já em 1960.
 Segundo a curadora, exposição traça uma linha do tempo que tem como marco inicial o ano de 1751, quando surgiu a idéia de levar a capital do Brasil para o interior do país. Seguem-se seis blocos temáticos que mostram toda a riqueza da capital, sua história e configuração atual. Outros destaques são a maquete de Brasília, com 30 metros quadrados, e quatro instalações de artistas plásticos locais.

De acordo com Danielle, a exposição foca não apenas o plano arquitetônico e monumental, mas também seus protagonistas, como o presidente Juscelino Kubitscheck, o urbanista Lúcio Costa, o arquiteto Oscar Niemeyer, o paisagista Burle Marx, e o artista plástico Athos Bulcão, entre outros.

As imagens da construção de Brasília são dos fotógrafos Jean Manzon, Marcel Gautheraut e Mario Fontenelle. João Facó expõe Brasília a partir de imagens aéreas e Fabio Colombini retrata a arquitetura da cidade ao completar 50 anos. Após sua exibição na CLDF, a exposição - que já passou também por Madri e Lisboa - segue para Paris.



Integração Social - Antes de visitarem a exposição na sede da CLDF, os idosos estiveram no Memorial JK, onde foram recepcionados pelo secretário de Justiça, Alírio Neto.

O subsecretário para Atenção da 3ª Idade da Sejus, Joel Alves Rodrigues explica que o programa Brasília na Melhor Idade tem como principal meta promover a integração e a inclusão social, além da valorização dos idosos do DF, por meio de atividades culturais como sessões de cinema, teatro, circo, shows musicais e visitas a monumentos históricos e exposições.

A programação é realizada quinzenalmente, sendo que a seleção dos 150 idosos participantes de cada sessão é feita em conjunto com os centros de convivência espalhados por todo o Distrito Federal.

Mais notícias sobre