Publicador de Conteúdos e Mídias

Governador recebe membros da Mesa para tratar da crise e da relação entre os poderes

Publicado em 03/03/2010 17h08
Pela primeira vez depois que assumiu interinamente o governo do Distrito Federal, Wilson Lima (PR) recebeu representantes da Mesa Diretora da Câmara Legislativa para tratar da relação entre os dois poderes e da crise que se abateu sobre o DF. O governador ofereceu um almoço aos colegas, na sala de reuniões da Secretaria de Planejamento e Gestão do GDF, no 6º andar do anexo do Palácio do Buriti.

O encontro durou cerca de uma hora e 20 minutos e, ao final, às 15h, o deputado Patrício (PT), presidente em exercício da Câmara, falou à imprensa em nome dos deputados presentes. Além dele, compareceram Batista das Cooperativas (PRP) e Raimundo Ribeiro (PSDB), respectivamente primeiro e segundo secretário da Casa. Milton Barbosa (PSDB), terceiro secretário, não pode comparecer.

Reajustes - Um dos assuntos do encontro foi os reajustes dos professores, dos servidores do DETRAN, da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros. Nesse momento o secretário de Fazenda, André Clemente, esteve presente para discutir percentuais, mas não houve conclusão. O debate vai prosseguir na Câmara e haverá pelo menos mais uma reunião com o secretário de Fazenda, informou Patrício.

Obras - O governador em exercício falou da importância dos dois projetos de lei que encaminhou à Câmara, alterando a destinação de recursos para dar continuidade a algumas obras relacionadas ao tráfego de veículos no DF, entre elas a Linha Verde, a fim de cumprir o cronograma traçado. As proposições já tramitam pela Casa, mas ainda não entraram na Ordem do Dia. "O Colégio de Líderes precisa se reunir para elaborar uma pauta propositiva sobre os projetos que terão prioridade", disse o presidente da Câmara.

De acordo com Patrício, Wilson Lima não fez nenhum pedido. Os membros da Mesa é que solicitaram que os projetos do Executivo sejam encaminhados com antecedência suficiente para cumprirem o trâmite normal da Casa, passando pelas Comissões, para que os parlamentares possam ter tempo de analisar com calma antes de chegar a uma decisão. "O Poder Legislativo vai trabalhar de maneira autônoma", acrescentou.

Crise – Os parlamentares conversaram também, com o governador em exercício, sobre a crise e as medidas que estão sendo tomadas para evitar uma intervenção federal no DF. "Estamos tomando todas as medidas possíveis para retomar a normalidade" declarou Patrício.

Ele garantiu que já é consenso entre todos os deputados a aprovação do prosseguimento do processo de impeachment contra o governador afastado José Roberto Arruda (sem partido), ressalvando que essa questão, em especial, não foi tratada na reunião de hoje. "Este é um assunto interno da Câmara", explicou.

Respondendo a perguntas dos jornalistas sobre uma possível renúncia do governador Arruda, afastado do cargo enquanto durar a prisão, o presidente da Câmara explicou que os deputados pretendem aprovar emenda à Lei Orgânica determinando a realização de eleição indireta para escolha de um novo governador, caso a renúncia se concretize.

Mais notícias sobre