Publicador de Conteúdos e Mídias

Fundadora do Instituto Reciclando Sons, Rejane Pacheco recebe título de cidadã benemérita

De iniciativa da deputada Jaqueline Silva, sessão solene realizada nesta terça-feira (19) homenageou criadora de projeto social que promove, de forma gratuita, aulas de música e qualificação profissional
Publicado em 19/08/2025 14h30

Foto: Rinaldo Morelli/ Agência CLDF

Ao som de Jorge Aragão e Gonzaguinha, a Câmara Legislativa concedeu título de cidadã benemérita de Brasília à maestrina Rejane Pacheco. As músicas foram interpretadas por alunos do Instituto Reciclando Sons, do qual Rejane é fundadora e presidente. A sessão solene também celebrou os 24 anos do instituto, cuja principal atividade é promover educação musical gratuita para crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social.

Além disso, a organização sem fins lucrativos oferece aulas de gastronomia, inclusão digital e empreendedorismo. A sede está localizada na Estrutural. “São 24 anos de milagres, de vidas sobrevivendo em meio ao caos, de arte acontecendo em meio a dor”, definiu Rejane.

 

Foto: Rinaldo Morelli/ Agência CLDF


O título de cidadã benemérita é uma honraria concedida pelos deputados distritais a pessoas naturais do DF que prestaram relevantes contribuições para a população local. Autora da homenagem, a deputada Jaqueline Silva (MDB) destacou que o instituto já atendeu mais de 50 mil famílias e formou mais de 11 mil alunos. “Eu sei que você impacta e transforma vidas, Rejane, que eu tenho certeza que você já nem imagina mais a quantidade”, disse a parlamentar.

Representando a família da homenageada, o irmão dela, Calebe Pacheco, ressaltou que um dos méritos de Rejane foi relevar “um mundo onde as pessoas não são o que possuem; mas são vistas pelo que podem se tornar, mesmo quando elas mesmas não sabem as infinitas possibilidades que carregam”.

 

Foto: Rinaldo Morelli/ Agência CLDF


O evento contou com a presença de vários apoiadores da organização, entre eles o Instituto da Associação Nacional dos Funcionários do Banco do Brasil (ANABB). “Quando ajudamos um jovem a encontrar o seu espaço na música, quando ajudamos uma mulher a sustentar a sua família, também estamos ajudamos a comunidade a escrever uma história de superação que reverterá em benefício de todos”, declarou o presidente do Instituto ANABB, Nilton Brunelli.

A deputada Jaqueline Silva considera que o trabalho desenvolvido pelo Instituto Reciclando Sons deve ser incentivado e ampliado. “Eu tenho certeza que nós ainda podemos e devemos fazer muito mais”, afirmou. “Precisamos de mais Rejanes. Precisamos de mais pessoas com esse coração acolhedor”, opinou.

Durante a solenidade, os membros da diretoria do instituto também receberam certificados de homenagem. O evento completo pode ser assistido pelo canal do Youtube da TV Câmara Distrital.

Ana Teresa Malta - Agência CLDF

Mais notícias sobre