Flávio Dino, André Mendonça e Ives Gandra Filho receberão títulos de Cidadão Honorário de Brasília

Publicado em 26/09/2023 18h29

Foto: Renan Lisboa/ Agência CLDF

A Câmara Legislativa do Distrito Federal aprovou na tarde desta terça-feira (26) a concessão de diversos títulos de Cidadão Honorário de Brasília. Entre os agraciados destacam-se o ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) André Mendonça e o Ministro do Tribunal Superior do Trabalho (TST) Ives Gandra Filho. As sessões solenes para entrega dos títulos ainda não têm data marcada.

As votações dos títulos para os ministros foram realizadas separadamente. A homenagem ao ministro Flávio Dino foi proposta pelo presidente da Câmara, deputado Welington Luiz (MDB), e foi aprovada com 14 votos favoráveis e seis contrários. Votaram contra a homenagem os deputados Iolando (MDB), Joaquim Roriz Neto (PL), Thiago Manzoni (PL), Paula Belmonte (Cidadania), Pepa (PP) e Pastor Daniel de Castro (PP).

Já o título para o ministro André Mendonça foi uma iniciativa do deputado Pastor Daniel de Castro. A concessão foi aprovada com 14 votos favoráveis e cinco contrários. Votaram contra os deputados Gabriel Magno (PT), Dayse Amarilio (PSB), Pepa, Ricardo Vale (PT) e Max Maciel (Psol).

O mesmo placar, 14 a 5, também aconteceu na votação do título para o ministro Ives Gandra Filho, repetindo-se os votos contrários verificados na votação de André Mendonça. A homenagem foi proposta pela deputada Paula Belmonte.

Além da concessão dos títulos aos três ministros, os deputados aprovaram, numa votação em bloco, homenagens para outras pessoas. Também receberão títulos de Cidadão Honorário de Brasília o desembargador João Egmont Lopes (proposta de Wellington Luiz); Manoel Coelho Júnior (proposta de Eduardo Pedrosa – União Brasil); Raul Canal (proposta de Roosevelt – PL, Jorge Viana – PSD e Agaciel Maia), jurista; Gustavo do Vale Rocha (proposta de Hermeto – MDB), Chefe da Casa Civil do GDF; desembargador eleitoral Renato Guanabara Leal de Araújo (proposta de Wellington Luiz); promotora de Justiça Maria da Graça Peres Soares Amorim (proposta de Robério Negreiros – PSD), e monsenhor Jonas Abib, post mortem (proposta de João Cardoso – Avante).

Foram aprovados ainda títulos de Cidadão Benemérito de Brasília a Bruno Ericky Francisco Alvim de Oliveira, por iniciativa do deputado Robério Negreiros, e Bruno Rangel Avelino da Silva, proposto pelo deputado João Cardoso.

Luís Cláudio Alves - Agência CLDF