Experiência da Delegacia da Mulher no DF é copiada no Complexo do Alemão
Experiência da Delegacia da Mulher no DF é copiada no Complexo do Alemão
Publicado em 09/12/2010 12h21

O Rio de Janeiro é o primeiro Estado a copiar a experiência da Delegacia da Mulher no Distrito Federal. A unidade já está atendendo no Complexo do Alemão, conjunto de favelas recém ocupado pela Polícia Militar do Rio e pelo Exército nacional, segundo informou a ministra da Secretaria Especial de Mulheres da Presidência da República, Nilcéa Freire, na solenidade para assinatura do Pacto Nacional de Enfrentamento à Violência contra as Mulheres.
O DF foi a única unidade da federação a assinar convênio com o Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci), garantindo recursos para que a Delegacia da Mulher viabilizasse a Delegacia Móvel para atender em todas as cidades do DF, cartilha e "bolsa crise" para mulheres vítimas de estupro, assegurando-lhe roupas e outros itens necessários durante o atendimento.
"Tenho certeza que as mulheres estarão na linha de frente da recuperação do Complexo do Alemão", disse a ministra. A Delegada da Mulher, Sandra Gomes, disse que se sentia "envergonhada" pelo atraso do DF em ser signatário do pacto, o que era uma contradição com o fato de ter uma Delegacia da Mulher modelo, inclusive para outros países.