Eurides Brito rebate reportagem do Correio Braziliense
Eurides Brito rebate reportagem do Correio Braziliense

Segundo o jornal, a deputada destinou R$10,5 milhões em emendas parlamentares para beneficiar a Orquestra Sinfônica Nacional, cujo maestro, Ira Levin, é genro da parlamentar. Confira, na íntegra, a nota que será publicada amanhã."NOTA DE ESCLARECMENTO À POPULAÇÃO Sobre a matéria de capa do Correio Braziliense de 25 de março de 2010, venho de público informar que: 1. As emendas orçamentárias que destino desde 2008 à manutenção e programação da OSTNCS, o faço a pedido da Secretaria de Cultura para que a Orquestra possa sobreviver, uma vez que os recursos orçamentários a ela destinados são insuficientes para manter a programação de um bimestre;
:2. Outros parlamentares também destinaram recursos para o mesmo fim;
3. A presença do maestro Ira Levin, internacionalmente conhecido, à frente da Orquestra, não teve a minha participação, mas sim o convite direto a ele feito pelo secretário de Cultura e pelo governador do Distrito Federal. Ele é patrocinado pelo BRB, não recebendo recursos das emendas parlamentares.
4. A Associação Pró-Orquestra, que tantos benefícios tem trazido ao funcionamento da OSTNCS, foi organizada em 2007, a pedido da própria Secretaria de Cultura do Distrito Federal e dela não faço parte e nenhum familiar meu.
5. Portanto, as questões administrativas devem ser respondidas pela Associação e a Secretaria de Cultura. É lamentável que isso aconteça quando o quadro da Orquestra completa 30 anos e foi por mim criado quando Secretária de Educação e Cultura do DF;
6.
Tomarei as medidas judiciais cabíveis para que os fatos relatados na edição do jornal e que envolvem meu nome sejam devidamente esclarecidos e minimizados - posto que jamais se apagam - os prejuízos morais que me causaram.
Brasília, 26 de março de 2010.
Eurides Brito - Deputada Distrital"