Em cerimônia de aniversário da Polícia Militar do DF, participantes defendem recomposição salarial

Publicado em 16/05/2023 12h40
A iniciativa foi do deputado Hermeto

A Câmara Legislativa comemorou o aniversário de 214 anos da Polícia Militar do Distrito Federal na manhã desta terça-feira (16) em sessão solene no plenário. O autor da homenagem, deputado Hermeto (MDB), saudou a dedicação, o comprometimento e a competência de cada policial da corporação, que tem atravessado momentos difíceis neste ano, devido, especialmente, aos fatos ocorridos em 8 de janeiro.

Como relator da CPI dos Atos Antidemocráticos, o distrital garantiu que fará um “relatório preciso, objetivo e imparcial”. Hermeto reforçou: “Nesse aniversário, quero homenagear essa corporação que tive a honra de servir por quase trinta anos”. Também saudou a PMDF pelo aniversário o deputado Pastor Daniel de Castro (PP).

À frente do Comando Militar do Planalto, o general de divisão Ricardo Piai Carmona considerou que os fatos ocorridos em 8 de janeiro “servem de ensinamento”. Ele salientou que, no atual cargo, seu papel “é estar junto com a Polícia Militar no cumprimento da missão de defender e oferecer segurança ao DF”. Carmona disse que o Exército e a PM sempre estiveram juntos e, depois de momentos de crise, é preciso “renovar as energias e preservar as instituições”. Ele frisou: “Somos instituições-Estado e assim devemos continuar”. O general cumprimentou a PMDF pelo aniversário, corporação que “é uma das melhores do País por sua competência, capacidade e efetivo qualificado”, afirmou.

Em nome da corporação, o comandante da PMDF, coronel Klepter Rosa Gonçalves, agradeceu a homenagem da CLDF. “Momento de celebração e reflexão de uma corporação que sempre se preocupou com a preservação da ordem pública e com a manutenção do estado democrático de direito”, declarou, ao reforçar os diversos compromissos da PMDF, especialmente com a segurança da população do DF.

Recomposição salarial

Hermeto defendeu a recomposição salarial para a PM, que ele classificou como um “direito” da categoria. “Temos orçamento e estamos lutando”, afirmou, ao destacar a atuação do senador Izalci Lucas (PSDB-DF) nesse sentido. Izalci narrou as dificuldades impostas pelo atual governo para conceder a recomposição. O senador também criticou “a intenção do governo federal de criar a guarda nacional”, que, segundo ele, vai subtrair o papel do Exército e da PM.

Também se opôs à ideia de criação de uma guarda nacional para fazer a segurança do DF a vice-governadora do DF, Celina Leão, para quem houve, neste ano, uma tentativa de manchar a honra da melhor polícia militar do Brasil. “Jamais deixamos de defender a nossa Polícia Militar”, reiterou, ao argumentar a favor da recomposição salarial.

Há no DF uma soma de esforços a favor da recomposição, de acordo com o secretário de Segurança Pública do DF, Sandro Avelar, que enalteceu o trabalho da PMDF.  Diversas autoridades cumprimentaram a corporação, a exemplo do administrador do Riacho Fundo I, Fernando Siqueira.

Atos de Bravura

Durante a sessão solene, foram homenageados com moções de louvor os policiais militares Marcela da Silva Morais Pinno e Beroaldo José de Freitas Júnior, que foram agredidos nos atos do dia 8 de janeiro. O GDF os promoveu neste mês por atos de bravura. Jogada da cúpula do Congresso Nacional, de uma altura de 3 metros, no dia 8 de janeiro, Marcela destacou “o compromisso com a sociedade, a lei e a ordem” da PMDF.

Na solenidade, transmitida ao vivo pela TV Distrital (canal 9.3) e YouTube, com tradução simultânea em Libras, houve apresentação da banda de música da PMDF e foram entregues moções de louvor a policiais pelos serviços prestados à população do DF.

Franci Moraes - Agência CLDF