Publicador de Conteúdos e Mídias

Em audiência pública, moradores apoiam o nome “Setor Habitacional Guará Park”

Publicado em 04/09/2025 14h17

Foto: Divulgação/Gab. João Cardoso

Deputados João Cardoso e Dayse Amarilio presidiram a audiência pública realizada na Colônia Agrícola Águas Claras

Avança a proposta de alteração do nome dos setores Bernardo Sayão, IAPI e Colônia Agrícola Águas Claras, localizados na região administrativa do Guará. Em audiência pública realizada na quarta-feira (3), os moradores demonstraram amplo apoio à nomenclatura de “Setor Habitacional Guará Park”. A mudança está prevista no projeto de lei 1.636/2025, de autoria do deputado distrital João Cardoso (Avante).

A audiência pública é uma etapa obrigatória para alteração do nome de logradouros no Distrito Federal. O próximo passo é que o projeto seja votado nas comissões da Câmara Legislativa do DF (CLDF), para posterior apreciação no Plenário e sanção (ou veto) do governador.

“Essa audiência é fruto de uma solicitação da Associação dos Moradores do Guará Park”, disse João Cardoso. O tema é uma demanda antiga da população e já foi objeto de outro projeto de lei em 2020, que não chegou a ser votado na CLDF. Vários moradores disseram que a mudança é um sonho a ser realizado e estão esperançosos de que a proposta vá adiante desta vez.
 

Deputada Dayse Amarilio (Reprodução/Web)


Moradora do IAPI, a deputada Dayse Amarilio (PSB) participou da audiência. “A gente tem muito incômodo quando fala que mora no IAPI, porque ninguém entende do que a gente está falando. É um nome que as pessoas têm dificuldade de entender”, relatou a parlamentar. “Estamos aqui fazendo um rito legislativo, de ouvir a população, mas ter esse nome [Guará Park] já é um sonho de todo mundo que mora no Bernardo Sayão, no IAPI e na Colônia Agrícola Águas Claras”, avaliou.

O morador Carlos Roberto Rezende contou que a sigla IAPI refere-se ao extinto Instituto de Aposentadorias e Pensões dos Industriários. “É uma história que não nos representa mais. Eu acho que Setor Habitacional Guará Park representa muito melhor a todos nós”, opinou.

Pesquisa com a população

 

 

Mesa da audiência Pública (Foto: Divulgação/Gab. João Cardoso)


Os moradores organizaram a prefeitura comunitária do Guará Park, que realizou uma pesquisa sobre a nomenclatura. A moradora Gleide Soares atuou como prefeita no período de 2022 a 2025 e falou sobre os dados da pesquisa. Ao todo, foram 549 votos: Guará Park recebeu 481 votos, quase 90% do total; Guará Parque, 52 votos; Bairro Lobo Guará I e II, 9 votos; Bernardo Sayão, 7 votos. “Tal resultado representa a expressão da vontade da comunidade”, afirmou Gleide. Para ela, a alteração da nomenclatura é “uma conquista da participação popular”. 

Problemas com os nomes atuais

Vários participantes da audiência também apontaram dificuldades com entregas e com serviços de transporte por aplicativo. “É feita uma confusão com o nome Colônia Agrícola Águas Claras. Você pega um Uber, ele fica confuso. Você dá o seu endereço para alguém e a pessoa acha que você mora em Águas Claras. Mas é no Guará”, relatou o morador Marcos Dantas.

Outra questão levantada foi a de que os setores em discussão se tornaram áreas urbanas, portanto deveriam perder a denominação rural. Os três locais (Bernardo Sayão, IAPI e Colônia Agrícola Águas Claras) são numerados pelos Correios como “chácaras”.

A audiência pública completa pode ser assistida no canal do Youtube da TV Câmara Distrital
 

 

Ana Teresa Malta - Agência CLDF