Publicador de Conteúdos e Mídias

Elefante Branco comemora 50 anos com promessa de recursos

Publicado em 26/04/2011 09h29
A Câmara Legislativa realizou sessão solene nesta segunda-feira (25) em comemoração aos 50 anos do Centro de Ensino Médio Elefante Branco. Ao lado de alunos, ex-alunos, professores, ex-professores, diretores, ex-diretores, servidores e ex-servidores, a deputada distrital Celina Leão (PMN), autora da homenagem, pediu mais atenção dos governantes com as instalações escolares e prometeu trabalhar para destinar mais recursos à unidade, por meio de emendas ao Orçamento do DF.

A sessão solene aconteceu no próprio colégio, na 908 Sul. A escola nasceu junto com a Capital Federal e é conhecida por promover um ensino de qualidade.

Durante o evento, a deputada Celina lembrou a importância do Elefante Branco e ressaltou que a instituição foi cenário da materialização dos ideais de educação do educador Anísio Teixeira, criador do conceito de Escola Nova, que ao invés de priorizar a memorização, privilegiava o pensamento crítico e o desenvolvimento intelectual. "Essa escola tem uma história que se cruza com a própria história da nossa capital. Nasceu junto com Brasília. Em 1960, quando Brasília estava sendo inaugurada, o Elefante Branco já existia", destacou.

Também participaram da sessão os deputados Olair Francisco (PTdoB), Professor Israel Batista (PDT) e Eliana Pedrosa (DEM). "Sou ex-aluna desta escola e hoje, vendo o Elefante Branco, sinto que tenho muito a fazer por este espaço", disse Eliana, concordando com Celina que as instalações da instituição merecem atenção e recursos para melhorias. Já o deputado Olair Francisco ressaltou que o Elefante Branco surgiu como um espaço para a educação de qualidade. Ele lembrou outras escolas públicas, "que um dia foram modelo de ensino e  passaram por um processo de degradação".

Também ex-estudante da instituição, a secretária de Educação, Regina Vinhaes, fez questão de ressaltar a importância histórica do Elefante Branco na formação de seus alunos. "Aqui aprendi a fazer política. Não a política partidária, mas a política transformadora", disse.

Celina ressaltou também o passado histórico da instituição e afirmou que o Elefante Branco formou "conceitos". "Conhecimento gera valores. É preciso investir muito no conhecimento, não podemos deixar Brasília atrás no quesito Educação. Somos filhos de uma geração que lutou pela democracia", frisou Celina, que sugeriu ainda que o Elefante Branco seja tombado como Patrimônio Cultural de Brasília.

As comemorações pelos 50 anos da instituição seguem ao longo da semana, com diversas atividades programadas para quarta e sexta-feira.

* Com informações da assessoria de imprensa dos deputados Celina Leão e Olair Francisco.

Mais notícias sobre