Economistas são insuficientes para atender demanda
Economistas são insuficientes para atender demanda

Há pouca procura pelos cursos de graduação em Economia, informou Pagnussat. No DF existem apenas três, mas, em compensação, há nove cursos de pós-graduação strictu sensu - mestrado e doutorado - na área, pontuou, depois de historiar a importância dos economistas no impulso ao desenvolvimento econômico de países como os Estados Unidos, Alemanha e Japão, além do próprio Brasil.
Transformação - O vice-presidente do Conselho Federal de Economia, Mário Sérgio Sallorenzo, destacou que os economistas estão deixando de ser vistos apenas como o profissional que ajuda as empresas privadas a terem lucro, mas também como agentes de transformação social. Ele falou ainda da parceria do conselho nacional com o ministério da Educação para implantação da disciplina de economia no ensino médio."Os economistas decifram as relações de produção existentes desde que o homem passou a constituir sociedades", declarou Erika Kokay, ressaltando a importância desses profissionais para a construção de "uma sociedade mais justa e igualitária". A deputada lembrou que mais de 80 entre cada grupo de cem empresas que investem em outras nações concentram seus ativos e tecnologia de ponta em seu país de origem, ponderando que a globalização deveria ser também "do conhecimento, da economia, do desenvolvimento social".
Também participou da mesa o vice-presidente da Federação da Indústria do Distrito Federal (Fibra). O deputado Chico Leite não pôde comparecer devido a problemas de saúde. O Dia do Economista é comemorado pela categoria em 13 de agosto, data da regulamentação da profissão em 1951.