Publicador de Conteúdos e Mídias

Distritais lamentam falecimento de Athos Bulcão

Publicado em 01/08/2008 16h33
A atual sede da Câmara Legislativa é um dos prédios públicos de Brasília que abriga obras - painéis de azulejos, localizados em torno e no interior do plenário - de Athos Bulcão, falecido nesta quinta-feira (31/7), aos 90 anos de idade.

A morte do artista plástico, cuja forma de expressão mais conhecida é a integração da arte com a arquitetura, com exemplos em várias edificações do Distrito Federal, foi lamentada pelos deputados distritais.

O presidente da Casa, deputado Alírio Neto, disse que cabe à Câmara Legislativa, como representante de todos os brasilienses, trabalhar para manter a obra de Athos Bulcão para que possa ser apreciada pelas futuras gerações. É inegável a importância do artista que, ao lado de Lúcio Costa e Oscar Niemeyer, deu identidade à capital"."Brasília tem orgulho de ser uma galeria aberta para as obras magníficas de Athos Bulcão. É nosso dever, como cidadãos, manter e zelar por esse verdadeiro patrimônio cultural que nossa cidade recebeu desse grande artista", diz o texto do telegrama enviado pelo deputado Leonardo Prudente (DEM) à família e aos amigos de Bulcão.

Para a deputada Jaqueline Roriz (PSDB), a presença do artista na equipe de Niemeyer engrandeceu a obra arquitetônica, famosa no mundo inteiro. "A participação de Athos Bulcão foi intensa e sua obra acompanhou o crescimento da cidade", declarou.

Athos Bulcão foi homenageado pela Câmara Legislativa, em 1997, com o título de Cidadão Honorário de Brasília. Ele chegou a Brasília em 1958 e adotou a capital como a sua cidade. Aqui ele deu prosseguimento à obra reconhecida pelos críticos, artistas e moradores do Distrito Federal.

Mais notícias sobre