Publicador de Conteúdos e Mídias

Distritais divergem sobre organização da festa dos 50 anos de Brasília

Publicado em 22/04/2010 17h59
A festa de comemoração dos 50 anos de Brasília foi alvo de elogios e de críticas hoje (22) no Plenário. O presidente da Câmara Legislativa, deputado Wilson Lima (PR), ressaltou seu engajamento na organização da festa, lembrando que, por isso, optou por não deixar o governo no final do mês passado."Não podia deixar o barco à deriva", enfatizou Lima, destacando que ao contrário dos anos anteriores "não se gastou uma fortuna". Ele disse que o orçamento da festa estava previsto para R$ 30 milhões e que se gastou "apenas um terço disso".
 Ele comentou ainda que a festa abriu espaço também para a "prata da casa", com a contratação de artistas locais.

Em apartes, a deputada Eurides Brito e Rôney Nemer (ambos do PMDB), parabenizaram Wilson Lima e ressaltaram o sucesso do evento. Eurides disse  que "o povo é que faz a grandiosidade da festa". Já Nemer afirmou que participou da festa durante todo o dia e pôde acompanhar o sucesso da comemoração do cinquentenário.

Críticas -O deputado Paulo Tadeu (PT) discordou da afirmação de Lima de que os artistas locais foram valorizados na festa dos 50 anos. "Pelo contrário,  ouvi deles  que foram praticamente expulsos da festa", ressaltou o  distrital. Ele disse que "apesar do apelo de massa, faltou conteúdo à festa", criticando, por exemplo, a contratação dos bonecos da Disney."Uma verdadeira festa popular aconteceu na área da sala Funarte, onde se realizou o contraponto da comemoração oficial", comentou  Paulo Tadeu, sobre o evento Brasília outros 50.

Segundo afirmou, houve um programação cultural variada, que não custou mais de R$ 2 milhões.

Também o deputado Reguffe (PDT) condenou os custos da comemoração. "Sei que o povo gosta de festa. Mas numa unidade da Federação onde faltam remédios nos hospitais e segurança nas ruas, acho que isso não deveria ser prioridade", afirmou.

Mais notícias sobre