Publicador de Conteúdos e Mídias

Distritais discutem violência na região do Entorno

Publicado em 02/06/2011 17h58
O alto índice de violência nas cidades que compõem a região do Entorno do Distrito Federal repercutiu no Plenário da Câmara Legislativa na sessão ordinária desta quinta-feira (2). O debate foi iniciado pelo deputado Chico Vigilante (PT) que criticou os governos do DF e de Goiás por permitirem que a situação chegasse ao ponto que chegou. "Valparaíso é hoje uma cidade sitiada. Ou os governos assumem suas responsabilidades ou o Entorno está perdido", afirmou o distrital.

Agaciel Maia (PTC) apontou a falta de indústrias na região como componente da violência no Entorno e disse que os governos devem correr atrás do prejuízo. "Goiás pensa que o problema é do DF, que, por sua vez, pensa que o problema é de Goiás". Já Chico Leite (PT) observou que a situação atual é fruto de um desrespeito com a condição humana e que é "preciso fazer um debate nacional sobre o tema".

A partir de sua experiência como delegado, o deputado Dr. Michel (PSL) citou a burocracia e a falta de integração como empecilhos no combate à violência. "Os delegados do DF não conhecem os das cidades do Entorno. É preciso que troquem informações, que realizem reuniões e convênios para desburocratizar o combate ao crime".

O deputado Benedito Domingos (PP) observou que 79% da população de Águas Lindas, por exemplo, é composta por ex-moradores do DF. "É preciso um plano de desenvolvimento econômico para o Entorno. Sou favorável à criação da Região Metropolitana de Brasília", ressaltou o distrital.


Mais notícias sobre