Publicador de Conteúdos e Mídias

Distritais discutem crises na saúde e educação

Publicado em 26/04/2011 18h34
As crises que afetam a educação e o atendimento à saúde, no Distrito Federal, foram debatidas por vários parlamentares em Plenário, na sessão ordinária desta terça-feira (26). Alguns deles, como o deputado Olair Francisco (PTdoB), cobrou do governo atitudes emergenciais que possam melhorar o atendimento à população. "A imprensa mostra todos os dias que as pessoas estão abandonadas nos hospitais públicos", reclamou.

A deputada Celina Leão (PMN) defendeu também a necessidade de melhor gestão de todo o sistema de saúde. "Sabemos que esses problemas ocorrem há vários anos", comentou, ao ressaltar a importância de apuração das denúncias de desvios de recursos públicos, a ser investigada pela CPI da Saúde.

Educação -  A deterioração das escolas públicas no DF foi alvo de críticas de parlamentares, que lamentaram as más condições das instalações do Colégio Elefante Branco, que comemorou 50 anos de funcionamento nesta semana. O alerta foi feito pelos distritais Professor Israel Batista (PDT), Olair Francisco (PTdoB), Eliana Pedrosa (DEM) e Chico Leite (PT). Esta lembrou aos colegas que no passado aquele colégio era considerado como referência no ensino público da cidade.

A deputada Rejane Pitanga (PT) reforçou em seu discurso a importância do debate das questões da educação e da saúde, pelos parlamentares. Ela comentou que a situação do Elefante Branco "é ainda melhor do que a de muitas escolas da periferia".
 Rejane aproveitou para pedir o apoio dos 24 parlamentares para a aprovação em Plenário do projeto de lei que garante o reajuste que foi negociado entre os professores e o governo.

O deputado professor Israel Batista anunciou que apresentou projeto de lei  para que todas as escolas públicas tenham um modelo semelhante de estrutura, "com biblioteca, laboratório de informática e quadra de esportes".

Mais notícias sobre