Publicador de Conteúdos e Mídias

Dia do Maçom é comemorado pela Câmara com outorga de títulos de cidadãos honorários

Publicado em 24/08/2010 10h40
A Câmara Legislativa realizou nesta segunda-feira (23) uma sessão solene em comemoração ao Dia do Maçom, data celebrada anualmente em 20 de agosto. A sessão aconteceu no Plenário da Casa, a partir das 19h, e foi requerida pelo deputado Dr. Charles (PTB), autor de projeto de lei, em tramitação na Câmara Legislativa, que inclui no Calendário Oficial de Eventos do Distrito Federal o Dia do Maçom, 20 de agosto de cada ano.

A maçonaria teve início no ano de 1175, quando pedreiros ingleses se organizaram com o objetivo de guardar em segredo a forma de construções góticas que tomava conta da Inglaterra. No Brasil, atualmente, existem cerca de cinco mil lojas maçônicas que se dedicam à realização de obras sociais e filantrópicas.

Segundo uma das versões, 20 de agosto foi escolhido como data comemorativa do Dia do Maçom porque foi o momento da fundação do Grande Oriente do Brasil (GOB), com a fusão das lojas Esperança, Comércio e Artes, União e Tranqüilidade, em 1822.

Durante a sessão, foram homenageados também com títulos de Cidadãos Honorários de Brasília os maçons Manoel Tavares Santos, baiano da cidade de Barreiras, servidor aposentado do Banco Central do Brasil; Eli Issa, paulista de Ribeirão Preto, empresário; Delvo Ferreira Leite, mineiro de Araxá, servidor de carreira da Secretaria de Saúde do DF e membro da Ordem Demolay;
 e José Carlos de Souza - mineiro da cidade de Santo Antônio do Monte e pioneiro de Brasília - por iniciativa do deputado Dr. Charles.

Mais notícias sobre