Publicador de Conteúdos e Mídias

Dia da Capoeira é comemorado com homenagem a mestres da cidade

Publicado em 13/06/2011 13h04
O Dia da Capoeira foi comemorado na manhã desta segunda-feira (13) no Plenário da Câmara Legislativa. Na sessão solene, proposta pela deputada Eliana Pedrosa (DEM), quatro mestres de capoeira foram homenageados com títulos de Cidadão Honorário de Brasília: Aldenor Benjamin (post mortem), Alfredo Eustáquio Pinto, Cláudio José Pinheiro de Queiroz e Hélio Tabosa de Moraes. Os participantes apresentaram propostas para fortalecer a prática do esporte no DF, como a retomada do projeto 24h de capoeira na Rodoviária e a criação de um instituto nos moldes do Clube do Choro."Nossa arte marcial é a capoeira", disse a democrata na abertura da solenidade. Para a deputada, a capoeira pode ser uma importante aliada no processo de resgate da auto-estima de jovens de baixa renda: "Por meio da capoeira, eles passam a ter a perspectiva de um Brasil com mais saúde e mais paz".

:O deputado Evandro Garla (PRB) destacou que a capoeira não é só dança: "É luta, cultura e arte". Ele lembrou que o esporte representa a luta pela resistência dos escravos e que, ainda hoje, simboliza a "resistência à discriminação e à falta de apoio".

:O vice-presidente do Instituto Histórico e Geográfico do Distrito Federal, Jarbas Marques, resgatou fatos históricos da capoeira no DF e elogiou a homenagem aos mestres. "Tudo começou no tatame do Elefante Branco, estamos no cinquentenário do esporte na cidade", salientou.

Também presente na sessão solene desta manhã, o coordenador da Copa do Mundo de 2014 no DF, Sérgio Graça, se comprometeu a incluir apresentações de capoeira na abertura da Copa, caso o evento seja em Brasília.

Mais notícias sobre