DF vai intensificar medidas de combate ao uso de drogas
DF vai intensificar medidas de combate ao uso de drogas

O debate, de iniciativa do deputado Wellington Luiz (PSC), atraiu secretários do GDF, representantes de organizações ligadas ao tema e também vários parlamentares. Eles foram unânimes em registrar a preocupação com o crescimento do número de usuários de drogas no DF e em defender soluções que envolvam toda a sociedade."Temos que desenvolver ações integradas para enfrentar essa guerra contra o tráfico de drogas", pregou Wellington Luiz ao lembrar que a gravidade do problema provocou a criação de uma Frente Parlamentar, com todos os distritais eleitos, a fim de se buscar alternativas para um combate eficiente às drogas. Ele destacou que essas medidas têm que ser adotadas como uma prioridade também da saúde pública.
O secretário de Justiça, Alírio Neto, anunciou várias medidas que estão sendo adotadas pelo GDF, no âmbito da política distrital de combate às drogas. Como exemplo, destacou que nos próximos dias irá ao ar "a primeira campanha televisiva do DF contra o uso de drogas". E destacou também apoio às unidades terapêuticas, consultórios de rua e tendas de atendimento móvel.
Ao classificar a situação do consumo de drogas no DF como gravíssima, o secretário de Segurança, Daniel Lorenz, comentou que uma das causas para a expansão do problema é que mercado do DF é considerado "muito promissor". Ele comentou, contudo, que eles têm intensificado as operações repressivas que resultaram na detenção, de 1º de janeiro a 10 de março deste ano, de cerca de 1.
500 pessoas, entre elas de 610 envolvidos com tráfico.
Vários distritais, como a deputada Rejane Pitanga (PT), Olair Francisco (PT do B) e Agaciel Macia (PTC) também se manifestaram na tribuna em defesa de ações conjuntas do GDF que possam garantir um combate mais eficaz à utilização de drogas.