Publicador de Conteúdos e Mídias

Defensores públicos são homenageados na Câmara

Publicado em 18/05/2007 12h59
Os defensores públicos receberam hoje, na Câmara Legislativa, homenagens pelo Dia Nacional do Defensor Público e promessas do GDF de que terão o apoio do governo para bem exercer sua função. A sessão solene, que registrou um grande comparecimento como poucos, foi proposta pelo deputado Dr. Charles (PTB), em reconhecimento ao nobre trabalho da categoria.

O deputado afirmou, em sua saudação aos defensores, que desde 1995, quando a Defensoria Pública da União foi definitivamente implantada, a sociedade brasileira começou a caminhar com maior firmeza em direção à cidadania.
 "A Defensoria Pública surge como uma esperança para quem não tem recursos para pagar um advogado, mas sabe que tem os mesmos direitos de quem pode arcar com tal pagamento", ressaltou CharlesA necessidade de garantir melhores condições de trabalho aos defensores, que enfrentam dificuldades elementares como a falta de cadeiras, computadores e até papel foi mencionada pelo deputado Aguinaldo de Jesus ((PRB) como situações que demandam prioridade da administração, a fim de que possam cumprir seu papel com maior eficiência e conforto.

O deputado Aylton Gomes (PMN) saudou os defensores afirmando que falar em defensoria pública é tratar com o povo. Aylton disse que mesmo com as dificuldades com que se defrontam, os defensores oferecem o melhor atendimento, anunciando, ainda, seu apoio permanente às causas da categoria.

O secretário de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos, Raimundo Ribeiro, distrital licenciado, reafirmou os compromissos assumidos na campanha com a categoria, que definil como "o portal da cidadania", e enfatizou o apoio do governador Arruda a seus pleitos, como a criação da Bolsa-Estagiário e a implementação da carreira de apoio da Defensoria, que ainda não existe.

   O diretor geral da Defensoria, Geraldo Martins, que foi durante seis anos o procurador geral da Câmara Legislativa, mencionou algumas medidas tomadas para dar mais agilidade aos trabalhos, como a criação de núcleos temáticos, a realização de mutirões e a defensoria itinerante. Martins  recebeu, durante a solenidade, das mãos do presidente da Associação dos Servidores da Defensoria Pública, Genko Karlo, a minuta do projeto que cria a carreira de apoio da categoria.

Mais notícias sobre