Publicador de Conteúdos e Mídias

CPI vai à Polícia Federal marcar depoimento de Durval Barbosa

Publicado em 15/03/2010 19h06
Na reunião de hoje (15) da CPI da Codeplan, que apura denúncias de corrupção no âmbito do GDF, os deputados aprovaram, por unanimidade, o plano de trabalho apresentado pelo relator Paulo Tadeu (PT), que prevê também a convocação de técnicos de várias outros órgãos para auxiliarem nas investigações.

Entre as medidas anunciadas está uma visita na quarta-feira (17), às 10h, à Polícia Federal, para que eles possam definir a data e o horário do depoimento do ex-secretário do GDF, Durval Barbosa - principal denunciante do suposto esquema de distribuição de propinas, investigado pela Operação Caixa de Pandora.

Antes da apresentação do cronograma pelo relator, com as primeiras oitivas, a presidente da CPI, deputada Eliana Pedrosa (DEM), colocou em votação dois requerimentos apresentados pelo deputado Reguffe (PDT). Ambos foram aprovados por unanimidade.

O primeiro requerimento, destinado ao Tribunal de Contas do DF, solicita "a aceleração das auditorias e inspeções de todos os contratos das empresas citadas na Operação Caixa de Pandora". O segundo requer à Procuradoria-Geral do Distrito Federal a relação de todos os contratos firmados pelo GDF, contrários ao entendimento daquela instituição.

Além disso, o documento solicita " que todas as providências sejam tomadas pela Procuradoria-Geral do DF a fim de promover o imediato ressarcimento dos recursos públicos indevidamente desviados do Erário."Conforme o cronograma, detalhado por Paulo Tadeu, o empresário Gilberto Lucena, proprietário da empresa Linknet, será ouvido pela CPI no dia 24 de março, quarta-feira, em horário a ser definido. Na sexta-feira, dia 26, será ouvido o empresário Antônio Ricardo, da Adler Engenharia, e Cristina Bonner, da TBA Informática. Depois serão ouvidos representantes de outras empresas citadas nas denúncias.

Veja como fica o cronograma dos trabalhos agendados pela CPI:

Data

Atividade

17/3/2010 (4ª)

Ida à Polícia Federal para agendar o depoimento de Durval Barbosa Rodrigues

22/3/2010 (2ª)

Prazo final para composição das equipes

24/3/2010 (4ª)

Deliberação sobre as requisições de informações. Depoimento de Gilberto Batista Lucena (Linknet)

26/3/2010 (6ª)

Depoimento de Antônio Ricardo Pechis (Adler) e Maria Cristina Bonner Léo (TBA, B2BR)

31/3/2010 (4ª)

Reunião da CPI; depoimento de Avaldir da Silva Oliveira (CTIS) e

Nerci Soares Bussamra (UniRepro)

7/4/2010 a 28/5/2010

Reuniões da CPI e depoimentos, na forma descrita nos itens anteriores.

2 a 14/6/2010

Datas reservadas para outros depoimentos, acareações e finalização do relatório

16/6/2010 (4ª)

Leitura do Relatório Final da CPI

18/6/2010 (6ª)

Apreciação do Relatório Final da CPIPaulo Tadeu previu que o relatório final da CPI - com prazo regimental de 90 dias - poderá ser aprovado em Plenário no dia 16 de junho. As reuniões da Comissão devem acontecer sempre nas quartas-feiras, às 10h, enquanto os depoimentos estão programados para as sextas e segundas-feiras.

O deputado petista comentou ainda que a Comissão deverá consultar a Polícia Federal a fim de auxiliar na seleção das empresas e pessoas que serão ouvidas. Ele justificou que há tanto material a ser investigado que aquela CPI "poderia até ser desmembrada em várias outras CPIs".

Mais notícias sobre