Publicador de Conteúdos e Mídias

Contratação de concursados dependerá de aumento da receita do GDF

Publicado em 27/03/2007 13h48
A nomeação de concursados para os quadros do GDF dependerá dos resultados do novo modelo de gestão pública adotado pelo governador José Roberto Arruda, que tem como prioridade o corte de gastos e o aumento de receita. Essa foi a resposta do secretário de Planejamento e Gestão do DF, Ricardo Penna, aos participantes da audiência pública realizada hoje (27/03) pela CEOF para discutir a nomeação de servidores do concurso realizado em 2004 pela extinta Secretaria de Gestão Administrativa.

Ricardo Penna ressaltou que a palavra de ordem do Governo Arruda é modernizar a máquina pública para obter maior eficiência, prestando melhores serviços com menor custo. Dentro dessa meta, houve a redução do número de secretarias (de 32 para 16) e a extinção do Instituto Candango de Solidariedade (ICS), com a demissão de oito mil terceirizados. Além disso, foram exonerados 17.

902 servidores comissionados, dos quais cerca de seis mil foram recontratados.

O secretário lembrou que foram feitos cortes também na área de telefonia e de transporte, sendo que em apenas dois meses o GDF reduziu seus custos em R$ 80 milhões e pretende alcançar R$ 800 milhões até o final do ano.
  Penna acrescentou que, a partir dessa redução de custos, é que o governo pretende comprar novos equipamentos, reformar escolas e, gradualmente, contratar servidores, seguindo sempre a Lei de Responsabilidade Fiscal.

Quanto ao concurso público realizado em 2004 pela extinta Secretaria de Gestão Administrativa, o secretário observou que o certame foi realizado para a contratação de apenas 250 servidores. Foram aprovados 17.

776 candidatos e, desse total, cerca de dois mil foram nomeados. Os 15 mil restantes não foram nomeados, segundo Ricardo Penna, por falta de necessidade.

Os deputados Paulo Tadeu (PT), Berinaldo Pontes (PP), Chico Leite (PT) e Cabo Patrício (PT) criticaram o déficit de pessoal em diversos órgãos do GDF, o que vem prejudicando o atendimento à população. Aproveitaram para reivindicar a nomeação de concursados para as diversas áreas carentes de pessoal.

A audiência pública contou também com a presença da subsecretária de Recursos Humanos do DF, Josélia Medeiros, e de representantes dos concursados e de sindicatos de servidores públicos do Distrito Federal.

Mais notícias sobre