Filmes concorrentes ao Troféu Câmara Legislativa serão revelados nesta quarta-feira (20)
Filmes concorrentes ao Troféu Câmara Legislativa serão revelados nesta quarta-feira (20)
Foto: Carlos Gandra/CLDF

Os 16 filmes selecionados para a 27ª edição do Troféu Câmara Legislativa serão anunciados em coletiva de imprensa, nesta quarta-feira (20), às 10h, no Cine Brasília. Os títulos selecionados – onze curtas e cinco longas-metragens – serão exibidos de 15 a 19 de setembro, na Mostra Brasília, que integra a programação do 58º Festival de Brasília do Cinema Brasília.
As obras cinematográficas do DF vão disputar um total de R$ 298 mil em prêmios. Haverá premiação para os melhores filmes escolhidos pelos júris popular e oficial, o qual também indicará os vencedores em nove categorias técnicas, como direção, ator, atriz e trilha sonora. O anúncio dos ganhadores do 27º Troféu Câmara Legislativa será feito na cerimônia de encerramento do Festival de Brasília, em 20 de setembro.
Comissão de Seleção
Uma comissão formada por 5 especialistas avaliou 108 filmes habilitados para indicar os 16 concorrentes a serem anunciados nesta quarta. Conheça o perfil dos integrantes da comissão de seleção:
Glaucia Rabelo Veloso
Atriz, historiadora, professora, pesquisadora e consultora de arte e cultura brasileira.
Historiadora, museóloga, professora, pesquisadora e consultora de arte e cultura brasileira, cinéfila. Atuou como atriz de teatro e participou de oficinas de formação de atores com Hugo Rodas. É curadora e participa de programas educativos em exposições de audiovisual e museus. Consultora de projetos culturais em organismos internacionais como o Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura – IICA/OEA e Unesco, com atuação nas áreas de cultura do campo e educação.
Juliana Araujo Cruvinel
Especialista em comunicação visual e cinema documentário, pesquisadora, cineasta.
Mestre em comunicação/audiovisual/3D pela Universitat Pompeu Fabra (Barcelona), especialista em cinema documentário pela Fundação Getúlio Vargas – FGV e graduada em publicidade e propaganda pelo UniCEUB. Iniciou sua trajetória na Rede Globo, integrando equipes de computação gráfica de minisséries como Hoje é Dia de Maria, reconhecida com o Emmy Internacional. Atuou por sete anos como editora finalizadora na Record S/A, contribuindo para obras de grande audiência, como a minissérie Rei Davi, premiada no FYMTI, em Buenos Aires. Fundadora da Flor do Cerrado Filmes, com 19 anos de atuação. Desenvolve projetos autorais e institucionais com foco em linguagem, memória e identidade. Desde 2012, realiza a pesquisa cinematográfica que deu origem à série em desenvolvimento Reta do Improviso, uma investigação contínua e autoral sobre gesto, território e identidade no Brasil, onde o corpo se revela como memória viva.
Nicolau Araújo
Diretor, roteirista, produtor e preservador de cinema, escritor. Dirigiu o premiado filme Descamar.
Professor de cinematografia do curso de cinema e audiovisual do Instituto Federal de Brasília. Atua na área de cinema como roteirista, diretor e preservador. Participou de equipes de videoclipes, curtas e longas-metragens. Dirigiu os curtas Como Largar de Palhaçada (2017), Paredes Clandestinas (2019) e Descamar (2024), filme premiado com o Troféu Candango de Melhor Roteiro no 57º Festival de Brasília do Cinema Brasileiro. Autor de dois livros e pesquisador na área de autoria cinematográfica e preservação audiovisual. É graduado e mestre em cinema e doutor em cinema e televisão pela Universidade Nova de Lisboa.
Letícia Bispo
Cineasta, crítica, pesquisadora e curadora na área de cinema e audiovisual.
Mestra em comunicação social pela UFMG. Atua como crítica, curadora e pesquisadora em cinema. É uma das fundadoras do Verberenas, uma publicação digital que reúne críticas e ensaios de audiovisual pela perspectiva de mulheres realizadoras e pesquisadoras. Compôs as seleções de festivais como o Rastro, FestCurtasBH e Mostra do Audiovisual Negro, entre outras contribuições. É autora da plaquete "dor de corpo inteiro", que reúne poesia e conto, lançada de modo independente.
Renan Montenegro
Roteirista, diretor e produtor audiovisual.
Cineasta formado pela Universidade de Brasília. Trabalhou em dezenas de projetos audiovisuais ao longo da carreira, entre longas e curtas-metragens, séries televisivas, publicidades, institucionais, videoclipes, webséries, entre outros. Dirigiu cinco curtas-metragens que acumularam 20 prêmios e mais de 100 participações em festivais e mostras pelo Brasil e pelo mundo. Em 2017, codirigiu a minissérie Cidade Invisível, que esteve em catálogo pela Amazon Prime e pelo Looke, e que em 2022 se transformou no longa-metragem Onde Fica Nova Esperança?, também premiado.
Produções do DF
Para poder participar do Troféu Câmara Legislativa, a equipe de realização do filme precisa ser majoritariamente composta por profissionais nascidos ou residentes no Distrito Federal há, no mínimo, dois anos; entre eles, obrigatoriamente, o diretor ou o produtor. Havendo empresa produtora legalmente constituída, esta deve ser inscrita e ter sede no Distrito Federal. Os filmes não necessitam ser inéditos, mas concluídos a partir de 2024.
Bruno Sodré - Agência CLDF