Publicador de Conteúdos e Mídias

Com “casa cheia”, começa a disputa pelo Troféu Câmara Legislativa para filmes do DF

O Cine Brasília recebeu mais de 500 pessoas na estreia da Mostra Brasília deste ano. Competição prossegue até a próxima sexta-feira (19), com entrada franca
Publicado em 16/09/2025 09h58

Foto: Carolina Curi/Agência CLDF

A exibição dos filmes do Distrito Federal que concorrem ao 27º Troféu Câmara Legislativa começou nesta segunda-feira (15) recebendo mais de 500 pessoas, somente no Cine Brasília, sede do 58º Festival de Brasília do Cinema Brasileiro. As produções brasilienses também são apresentadas, com entrada franca, no Complexo Cultural Planaltina e em unidades do SESC no Gama, Ceilândia e 504 Sul.

Este ano a Mostra Brasília – espaço do festival destinado aos títulos que disputam a premiação da CLDF – ganhou mais um dia e prossegue até a próxima sexta-feira (19). Ontem, na abertura, foi destacada a importância do apoio que a Câmara Legislativa vem garantindo ao audiovisual brasiliense há quase três décadas. “E não é só reconhecimento, trata-se também de fomento”, enfatizou a apresentadora Juliana Drummond.
 

Sala do Cine Brasília (Foto: Carolina Curi/Agência CLDF)


Três filmes, que focaram em protagonistas jovens, foram exibidos na primeira sessão deste ano da Mostra Brasília e receberam muitos aplausos da plateia do Cine Brasília. Os curtas-metragens Terra, dirigido por Leo Bello, e Notas sobre a Identidade, de Marisa Arraes, trouxeram a mesma atriz: Tuanny de Araújo. Já Vozes e Vãos, documentário longa-metragem dirigido por Edileuza Penha de Souza e Edymara Diniz, apresentou jovens quilombolas da região de Cavalcante (GO).

Nesta terça-feira (16), mais quatro títulos estão programados: três curtas e um longa-metragem. Os vencedores do Troféu Câmara Legislativa serão conhecidos na cerimônia de encerramento do 58º Festival de Brasília, no próximo sábado (20). Haverá prêmios do júri popular, composto pelo público que comparece às exibições, e do júri oficial: Alice Stefânia (atriz, diretora e pesquisadora de teatro); Bertrand Lira (diretor de documentários, crítico de cinema, professor e pesquisador) e Ewerton Belico (curador, roteirista, educador e diretor de cinema).
 

O júri do Troféu CLDF: Ewerton Belico, Alice Stefânia e Bertrand Lira (Foto: Carolina Curi/CLDF)

 

Marco Túlio Alencar - Agência CLDF