Publicador de Conteúdos e Mídias

CLDF rende homenagem ao Sindical por 30 anos de fundação

Publicado em 12/04/2023 12h01

Foto: Ana Paula Alves/Sindical

Ao fim da sessão solene, foram entregues moções de honra ao mérito a servidores que são filiado ao Sindical desde sua fundação, há três décadas

A Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) realizou sessão solene na manhã desta quarta-feira (12) para celebrar os 30 anos de fundação do Sindicato dos Servidores do Poder Legislativo e do Tribunal de Contas do Distrito Federal (Sindical). O evento ocorreu por iniciativa do deputado Wellington Luiz (MDB), presidente da CLDF.

“Quero manifestar minha alegria e satisfação dessa solenidade. A CLDF depende exclusivamente de vocês para dar os resultados que dá. Podemos bater no peito e dizer que nós temos os melhores servidores do país, digo isso porque conheço várias outras casas legislativas e conheço o corpo técnico da CLDF”, afirmou o deputado.

O presidente da CLDF citou a recente alteração na carreira legislativa realizada por meio de projeto de lei apresentado pela Mesa Diretora e aprovado por parlamentares. “Recentemente conseguimos chegar a um acordo que se não agradou a todos, ficou perto disso. Fico muito feliz que essa luta tenha chegado ao final sob nosso mandato e me orgulho de ter contribuído, pelo menos um pouquinho, para que a gente tenha chegado a um resultado como esse. As categorias devem estar juntas porque a separação só interessa aos adversários e inimigos. Temos que estar todos unidos e remando na mesma direção”, sentenciou Wellington Luiz.

 

 

O presidente do Sindical, Jeizon Silvério também falou sobre a mudança na carreira. “Esse foi o momento de maior estresse nos últimos 10 anos. A trajetória do nosso grupo começou fundamentalmente em uma discussão de plano de carreira e talvez se encerre neste desfecho. Tínhamos um terço de filiados do que temos hoje. Tenho um termômetro para indicar insatisfação. No dia da assembleia, quando não houve acordo, vários desfiliaram-se. Horas depois, com o acordo que alcançamos, todos cancelaram a desfiliação. Isso significa que fomos muito bem sucedidos no processo. E os novos servidores também catapultaram esse acordo porque vieram com nova cabeça”, explicou Jeizon.

O 1º vice-presidente do Sindical, Teófilo Silva, foi mais um a se pronunciar sobre a luta que culminou com a mudança na carreira legislativa. “Sou uma pessoa que escreve, lê e faz filosofia. Estar no Sindical é todo dia uma agonia e quase todo dia uma alegria. A luta é constante. Tivemos uma luta muito difícil e muito grande por conta do PCCR. E o presidente Wellington Luiz teve um papel fundamental para o resultado final quando chamou a reunião e conseguimos um acordo. Por isso tudo, me orgulho de fazer parte dessa luta”, registrou Teófilo.

Recomposição

O presidente do Sindical ainda registrou outra vitória da categoria com a aprovação da recomposição inflacionária. “Nesta semana, tivemos a aprovação do nosso reajuste salarial. Foi aquém do que a gente queria, inclusive do que tínhamos conversado com o presidente Wellington, mas foi o possível dentro das limitações”, enfatizou Jeizon.

Homenagens

A solenidade teve a presença de membros da diretoria da entidade. “Há 30 anos demos nosso primeiro passo para a construção desse sindicato, ao mesmo tempo em que a CDLF realizava seu primeiro concurso público para selecionar os melhores candidatos, nós servidores que estamos aqui hoje. É com espírito de luta que estamos aqui. Juntos somos fortes e coesos”, disse 2ª vice-presidente do Sindical, Maristela da Costa Marques Cabral.
 

 

Por sua vez, a diretora de Comunicação da entidade, Elize Sayuri ressaltou a importância de todos os servidores. “Quero lembrar que todos são igualmente importantes e trabalham de forma muito eficaz. Sindical, o meu desejo é que cada vez mais você se fortaleça para que possa defender todos os servidores de forma independente, justa, igualitária e democrática”, declarou diretora de Comunicação do Sindical, Elize Sayuri. Já o diretor de Finanças, Fernando Paviê, enfatizou o compromisso ético. “Meu princípio é baseado na ética, na lisura e na transparência. Por isso, estou feliz de fazer parte do Sindical”, afirmou.

Ao fim da reunião, foram entregues moções de honra ao mérito a servidores que são filiado ao Sindical desde sua fundação, há três décadas.

“Se estamos aqui a comemorar 30 anos do Sindical, é para prestar deferência e homenagens a algo que transcende a nossa individualidade. O sindicato é um corpo que representa milhares de pessoas, hoje estamos bem próximos de mil servidores e isso se deve à realização de concurso público. Nosso sindicato teve papel importante no último concurso porque a categoria definiu que a prioridade não era lutar por melhoria na remuneração, mas sim pela realização de concurso e para garantir a sobrevivência da carreira legislativa”, finalizou Jeizon Silvério.

Francisco Espínola - Agência CLDF

Mais notícias sobre