CLDF homenageia Wole Soyinka, primeiro negro a receber o Nobel de literatura

Publicado em 16/04/2012 18h44
O escritor nigeriano Wole Soyinka, grande homenageado da 1ª Bienal Brasil do Livro e da Leitura no Distrito Federal, recebeu do presidente da Câmara Legislativa, deputado Patrício (PT), o grau de Grã-Cruz, da Ordem do Mérito Legislativo do DF.
 A entrega da comenda ocorreu neste sábado (14) no auditório do Museu da República, durante a abertura da bienal.

O evento em homenagem a Soyinka marcou, oficialmente, a participação da Câmara Legislativa nas festividades pelo aniversário da Capital Federal. Como presidente do Poder Legislativo, Patrício lembrou da luta política do escritor africano e destacou o papel da Casa para a cidade. "Em 1967, durante a guerra civil africana, eu tinha apenas um ano de idade, e, enquanto eu estava aprendendo a andar, ele já estava lutando pelo seu povo. Fiz questão que a Câmara prestasse essa homenagem à história dele porque o Legislativo também incentiva a cultura e a luta política de personalidades como Soyinka", disse o parlamentar.

Patrício destacou o importante papel do Legislativo junto à sociedade e ao restabelecimento da ordem política no DF. "A entrega dessa medalha é uma homenagem à história de luta de Wole Soyinka, mas também é um ato que faz o povo de Brasília se orgulhar do Legislativo, porque foi esse Poder que, em 2009, restabeleceu a normalidade política e econômica da cidade. Nós vamos lutar para resgatar a autonomia do Poder Legislativo e para que o povo possa se orgulhar cada vez mais", observou.

Após receber a homenagem da CLDF, Wole Soyinka fez uma análise social, cultural e religiosa do mundo contemporâneo. Em seu discurso, ele se demonstrou emocionado com a condecoração recebida pela Câmara Legislativa e, em seguida, proferiu palestra onde lembrou das guerras por causa de crenças e apontou o sincretismo religioso como uma vantagem de países tolerantes, como o  Brasil.

Nobel - Wole Soyinka foi o primeiro negro e africano a receber o Nobel de Literatura, em 1986. É considerado o dramaturgo mais notável da Africa, com mais de 20 obras publicadas. O escritor teve participação ativa na história política da Nigéria. Em 1967, durante a guerra civil nigeriana, foi preso pelo governo e mantido em confinamento solitário na prisão por suas tentativas de mediar a paz entre os partidos em guerra.

Na prisão, escreveu poemas que mais tarde viriam a ser publicados em uma coleção sob o título Poems from Prison.
 Soyinka foi liberado 22 meses mais tarde após haver se formado uma conscientização internacional sobre a sua situação. Mais tarde ele recontou a sua experiência no confinamento em um livro: The Man Died: Prison Notes. Soyinka é um crítico das administrações da Nigéria e de demais regimes ditatoriais. Recentemente, o escritor denunciou estar sendo ameaçado de morte.

:Ordem - A Ordem do Mérito Legislativo é uma homenagem do Poder Legislativo em conformidade com o Decreto nº 8 de 1991, destinada a agraciar personalidades, civis ou militares, nacionais ou estrangeiras, que tenham se tornado dignas de reconhecimento do Poder Legislativo do Distrito Federal.