Publicador de Conteúdos e Mídias

CLDF e Buriti são iluminados de roxo para conscientização sobre a epilepsia

Publicado em 23/03/2021 18h52

Foto: Carlos Gandra/CLDF

A mobilização de ambos os Poderes ocorreu a pedido do vice-presidente da Câmara Legislativa do Distrito Federal, deputado Delmasso (Republicanos).

A mobilização de ambos os Poderes ocorreu a pedido do vice-presidente da Câmara Legislativa do Distrito Federal, deputado Delmasso (Republicanos).

A Câmara Legislativa do Distrito Federal está iluminada de roxo pela campanha de conscientização sobre a epilepsia. A próxima sexta-feira (26) é marcada pelo Purple Day, o Dia Mundial de Combate ao Preconceito contra a Epilepsia. O prédio do Palácio do Buriti também aderiu à campanha. A mobilização de ambos os Poderes ocorreu a pedido do vice-presidente da Câmara Legislativa do Distrito Federal, deputado Delmasso (Republicanos).

O parlamentar também é o presidente da Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos da Pessoa com Epilepsia da União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estudais (Unale), e tem como uma de suas bandeiras a luta pelas pessoas com epilepsia.

Nos últimos anos, Delmasso participava do Purple Day no Parque da Cidade, juntamente com ONGs, associações, familiares de pessoas com epilepsia e voluntário de diversos segmentos. “2019 foi o último ano que fizemos este evento. Já é o segundo ano que não podemos nos reunir pessoalmente, por conta da pandemia de Covid-19, mas a nossa luta continua. Com fé em Deus, em breve estaremos juntos novamente”, explicou Delmasso.

A Lei 5.671/2016, de autoria do deputado, instituiu e incluiu no calendário de eventos do Distrito Federal o "Dia Distrital de Defesa dos Direitos da Pessoa com Epilepsia". Estima-se que 1,5% da população mundial tenha epilepsia, percentual que corresponde a cerca de 50 milhões de pessoas portando a forma ativa da doença.

Delmasso também é autor da Lei 5.625/2016, que inclui o canabidiol na lista de medicamentos distribuídos gratuitamente na rede pública de saúde do DF e institui o Programa de Prevenção à Epilepsia e Assistência Integral às Pessoas com Epilepsia; além da Lei 6.397/2019, que cria uma Política Pública Distrital de Trabalho, Emprego e Renda para pessoa com epilepsia.

E em 2019, foi sancionada mais uma lei de sua autoria, a Lei 6.424/2019, que cria a Política Pública Distrital de Identificação e Acompanhamento Educacional dos alunos com epilepsia nas escolas do Distrito Federal.

​​​​​​​* Com informações da assessoria de imprensa do deputado Delmasso

​​​​​​​Núcleo de Jornalismo - Câmara Legislativa

Mais notícias sobre