CLDF concede título de Cidadão Honorário a Joaquim Roriz
CLDF concede título de Cidadão Honorário a Joaquim Roriz

Em uma sessão solene concorrida, realizada no Memorial JK, o ex-governador Joaquim Domingos Roriz foi homenageado pela Câmara Legislativa do Distrito Federal nesta terça-feira (4) com o título de Cidadão Honorário de Brasília. Centenas de lideranças políticas, empresariais, comunitárias, além de familiares e simpatizantes lotaram o auditório do Memorial JK para celebrar o ex-governador, que completou 79 anos hoje.
O governador Rodrigo Rollemberg participou da sessão solene, que contou ainda com os ex-governadores Paulo Octávio e Maria de Lourdes Abadia, além de vários vereadores de cidades do entorno, deputados distritais, deputados federais, senadores e outros políticos locais. Rollemberg disse que era necessário deixar as diferenças políticas e partidárias de lado para reconhecer as realizações e o legado de Roriz para Brasília.
A presença do governador Rollemberg foi elogiada pela deputada distrital Liliane Roriz (PRTB), filha do homenageado, que se disse "tocada" pelo gesto. Ela declarou-se muito feliz com a concessão do título e considerou a homenagem uma "honra para toda a família Roriz".
O ex-governador foi ovacionado desde sua chegada ao auditório numa cadeira de rodas, ao lado das filhas Liliane Roriz e Jaqueline Roriz e da esposa, Weslian Roriz. Ao agradecer a homenagem, Roriz lembrou de Juscelino Kubitscheck e disse que estava emocionado, pois Brasília o acolheu e permitiu que ele vivesse os melhores momentos de sua vida. O ex-governador destacou a população de Brasília, que "sempre confiou em mim e me deu condições para fazer o que eu fiz".
A concessão do título de Cidadão Honorário de Brasília a Roriz foi aprovada pela Câmara em 1999 por indicação do então deputado José Rajão, quando o homenageado chefiava o governo do DF. Dezesseis anos depois, a entrega do título foi requerida pelo deputado Juarezão (PRTB), com fortes ligações com o ex-governador, que comandou o Executivo local por quatro vezes e marcou seu nome na história do DF.
Juarezão lembrou que conheceu o homenageado em 1978, quando tinha 16 anos e acompanhou seu pai numa atividade de campanha de Roriz a deputado estadual por Goiás. Para ele, Roriz é "um amigo, um líder e um eterno companheiro". Para relembrar sua trajetória ao lado de Roriz, o distrital entregou ao homenageado um quadro e um pente.
Realizações - A presidente do Memorial JK, Anna Cristina Kubitscheck, destacou as realizações do ex-governador e comparou suas características com o fundador de Brasília. Já a presidente Câmara Legislativa, deputada Celina Leão (PDT), emocionada, abriu a sessão solene destacando a importância da homenagem para Brasília e citou um trecho da Bíblia, "dai honra a quem tem honra", que, segundo ela, ilustrava o sentido da solenidade. Para ela, o maior legado de Roriz era o tratamento que ele dispensava às pessoas, o cuidado com as pessoas mais necessitadas.
O ex-governador Paulo Octávio ressaltou que Roriz inaugurou uma nova forma de fazer política, que tinha como principal característica a sua ligação com o povo. Quase todos que falaram durante a sessão destacaram a criação de cidades como Samambaia, Riacho Fundo, Recanto das Emas e muitas outras; o Metrô e a Ponte JK como realizações do ex-governador que deixaram sua marca na cidade. Após a entrega do título, foi exibido um vídeo destacando a trajetória de Joaquim Roriz, bastante aplaudido pelos presentes.
Joaquim Roriz nasceu em Luziânia (GO), em 4 de agosto de 1936. Agropecuarista, exerceu cargos políticos a partir da década de 70, de vereador da cidade a deputado estadual e deputado federal por Goiás. Em 1988 foi indicado governador do DF pelo então presidente da República José Sarney. Em 1990, foi ministro da Agricultura e Reforma Agrária do governo Fernando Collor. Foi eleito governador do DF em três oportunidades, de 1991 a 1994, de 1999 a 2003 e de 2003 a 2006. Foi eleito senador pelo DF em 2006, cargo que renunciou no ano seguinte.
Mais notícias sobre
