CLDF celebra os 75 anos do Estado de Israel com lançamento de frente parlamentar de cooperação

Publicado em 15/05/2023 19h33

Foto: Renan Lisboa/CLDF

A iniciativa foi do deputado João Cardoso, presidente da Frente

A Câmara Legislativa celebrou os 75 anos do Estado de Israel em sessão solene no plenário, na tarde desta segunda-feira (15), quando também ocorreu o lançamento da Frente Parlamentar de Cooperação e Amizade entre Brasil-Brasília e Israel. O autor da homenagem e presidente da Frente, deputado João Cardoso (Avante), disse que o objetivo do colegiado é “ser ponte de ideais e boas intenções entre Brasil e Israel no âmbito do DF”.

Cardoso contextualizou que a criação do Estado de Israel foi marcada pela participação da diplomacia brasileira. Ele lembrou que o ministro Oswaldo Aranha era o presidente da Assembleia Geral da ONU em 1948, e foi ele quem anunciou a aprovação da Resolução 181, a qual instituiu o Estado de Israel. “Desde então, as relações entre Brasil e Israel são de cooperação no comércio, cultura e tecnologia, e devem ser celebradas”, afirmou o distrital, ao frisar a intenção de colaborar com o corpo diplomático da Embaixada de Israel em Brasília. Integrante da Frente, o deputado Pastor Daniel de Castro (PP), saudou o povo de Israel.

O embaixador de Israel no Brasil, Daniel Zohar, agradeceu a oportunidade de comemorar, na CLDF, os 75 anos da independência de Israel, “um país jovem com uma longa história e herança”. Segundo Zohar, o povo judeu, que representa quase 80% da população de Israel, esperou quase dois mil anos para voltar a sua terra natal como um povo livre e independente. Apesar dos ataques contínuos ao longo dos anos, ele considera que Israel conseguiu construir uma nação forte, resolver a economia, a educação, a ciência, as forças de defesa, a cultura e, de muitas maneiras, ser um exemplo para outras nações. Além do comércio existente entre Brasil e Israel, ele salientou a “excelente relação com o DF”, com quem o Estado mantém atividades de cooperação.

Contribuição

Representante do Grupo Parlamentar Brasil-Israel, o deputado federal Padovani (União) destacou as capacidades e as contribuições do povo de Israel em diversas áreas, como ciência, medicina e tecnologia. Nesse sentido, o secretário de Relações Internacionais do DF, Paco Britto, exaltou a parceria e o intercâmbio entre os dois países, ao citar as áreas de tecnologia, segurança e cultura. No âmbito do DF, Britto mencionou a “cordial cooperação”, ao exemplificar que, há um mês, a Embaixada de Israel cedeu ao DF um biodigestor de tecnologia israelense, instalado em área rural, que transforma lixo orgânico em gás de cozinha.

Enalteceu a amizade entre os países o presidente da Confederação Nacional de Câmaras de Comércio Brasil Israel, Ric Scheinkman. Por sua vez, o reverendo David Eduard enfatizou as tradições judaico-cristãs e as aproximações entre os povos.

Memorial

Neto de Oswaldo Aranha, o secretário de Clima, Energia e Meio Ambiente do Ministério das Relações Exteriores, André Aranha Corrêa, narrou a história de seu avô e defendeu a construção de um memorial em sua homenagem, que servirá, inclusive, como local de reconhecimento e irmandade entre os dois países. Apoiou a instituição da comenda Oswaldo Aranha o representante da Frente Parlamentar Mista Internacional Humanitária pela Paz Mundial, pastor Laurindo Shalon.

Louvor

Diversos descendentes do povo de Israel agradeceram a homenagem, como a presidente da Associação Cultural Israelita de Brasília, Tâmara Socolik. No evento, transmitido ao vivo pela TV Distrital (canal 9.3) e YouTube, com tradução simultânea em Libras e em inglês, foram entoados os hinos do Brasil e de Israel, além de saudações judaicas, e entregues moções de louvor a personalidades que promoveram as relações entre os dois países.

Franci Moraes - Agência CLDF