CLDF celebra os 75 anos do Estado de Israel com lançamento de frente parlamentar de cooperação
CLDF celebra os 75 anos do Estado de Israel com lançamento de frente parlamentar de cooperação
Foto: Renan Lisboa/CLDF

A iniciativa foi do deputado João Cardoso, presidente da Frente
A Câmara Legislativa celebrou os 75 anos do Estado de Israel em sessão solene no plenário, na tarde desta segunda-feira (15), quando também ocorreu o lançamento da Frente Parlamentar de Cooperação e Amizade entre Brasil-Brasília e Israel. O autor da homenagem e presidente da Frente, deputado João Cardoso (Avante), disse que o objetivo do colegiado é “ser ponte de ideais e boas intenções entre Brasil e Israel no âmbito do DF”.
Cardoso contextualizou que a criação do Estado de Israel foi marcada pela participação da diplomacia brasileira. Ele lembrou que o ministro Oswaldo Aranha era o presidente da Assembleia Geral da ONU em 1948, e foi ele quem anunciou a aprovação da Resolução 181, a qual instituiu o Estado de Israel. “Desde então, as relações entre Brasil e Israel são de cooperação no comércio, cultura e tecnologia, e devem ser celebradas”, afirmou o distrital, ao frisar a intenção de colaborar com o corpo diplomático da Embaixada de Israel em Brasília. Integrante da Frente, o deputado Pastor Daniel de Castro (PP), saudou o povo de Israel.
O embaixador de Israel no Brasil, Daniel Zohar, agradeceu a oportunidade de comemorar, na CLDF, os 75 anos da independência de Israel, “um país jovem com uma longa história e herança”. Segundo Zohar, o povo judeu, que representa quase 80% da população de Israel, esperou quase dois mil anos para voltar a sua terra natal como um povo livre e independente. Apesar dos ataques contínuos ao longo dos anos, ele considera que Israel conseguiu construir uma nação forte, resolver a economia, a educação, a ciência, as forças de defesa, a cultura e, de muitas maneiras, ser um exemplo para outras nações. Além do comércio existente entre Brasil e Israel, ele salientou a “excelente relação com o DF”, com quem o Estado mantém atividades de cooperação.
Contribuição
Representante do Grupo Parlamentar Brasil-Israel, o deputado federal Padovani (União) destacou as capacidades e as contribuições do povo de Israel em diversas áreas, como ciência, medicina e tecnologia. Nesse sentido, o secretário de Relações Internacionais do DF, Paco Britto, exaltou a parceria e o intercâmbio entre os dois países, ao citar as áreas de tecnologia, segurança e cultura. No âmbito do DF, Britto mencionou a “cordial cooperação”, ao exemplificar que, há um mês, a Embaixada de Israel cedeu ao DF um biodigestor de tecnologia israelense, instalado em área rural, que transforma lixo orgânico em gás de cozinha.
Enalteceu a amizade entre os países o presidente da Confederação Nacional de Câmaras de Comércio Brasil Israel, Ric Scheinkman. Por sua vez, o reverendo David Eduard enfatizou as tradições judaico-cristãs e as aproximações entre os povos.
Memorial
Neto de Oswaldo Aranha, o secretário de Clima, Energia e Meio Ambiente do Ministério das Relações Exteriores, André Aranha Corrêa, narrou a história de seu avô e defendeu a construção de um memorial em sua homenagem, que servirá, inclusive, como local de reconhecimento e irmandade entre os dois países. Apoiou a instituição da comenda Oswaldo Aranha o representante da Frente Parlamentar Mista Internacional Humanitária pela Paz Mundial, pastor Laurindo Shalon.
Louvor
Diversos descendentes do povo de Israel agradeceram a homenagem, como a presidente da Associação Cultural Israelita de Brasília, Tâmara Socolik. No evento, transmitido ao vivo pela TV Distrital (canal 9.3) e YouTube, com tradução simultânea em Libras e em inglês, foram entoados os hinos do Brasil e de Israel, além de saudações judaicas, e entregues moções de louvor a personalidades que promoveram as relações entre os dois países.
Franci Moraes - Agência CLDF