CEOF fecha propostas para contratar concursados da Secretaria de Justiça
CEOF fecha propostas para contratar concursados da Secretaria de Justiça

Participaram da audiência os deputados Cristiano Araújo (PTB), presidente da CEOF; Paulo Tadeu (PT) e Raimundo Ribeiro (PSDB), e o subsecretário Ricardo Batista Souza, da Sejus. Os concursados já tinham vindo à Câmara na última terça-feira, durante audiência pública para discutir o PLDO.
Vagas - Existem 311 vagas na Sejus, distribuídas da seguinte maneira: 71 para o cargo de técnico em assistência social, 71 para especialista em assistência social e 169 para atendentes de reintegração social. O cadastro de reserva inclui 1.
:540, sendo 400 técnicos, 440 especialistas e 700 atendentes. Mas o concurso precisa ser homologado antes de 3 de julho, pois a partir desta data as contratações no serviço público ficam proibidas pela legislação eleitoral.
O projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias prevê recursos para contratar os técnicos e especialistas aprovados e 300 atendentes, em 2011. Os concursados querem que o governo contrate todos do cadastro de reserva dos técnicos, argumentando que há demanda e necessidade de servidores. Para este ano, o orçamento do GDF destinou recursos para admissão de 71 especialistas e 240 técnicos, o que também é considerado pouco.
A emenda da CEOF ao PLDO propõe a contratação de 471 técnicos, 511 especialistas e 869 atendentes, o que acrescentaria R$ 82,1 milhões às despesas do GDF com pessoal em 2011. "Esse valor representa apenas 0,1% da receita corrente líquida do Distrito Federal, estimada em R$ 13,1 trilhões", argumenta o deputado Paulo Tadeu, líder do PT. "Não falta dinheiro para a contratação, falta é prioridade para as políticas públicas de inserção social de jovens na vida social", completou.
Centros de internação – Os dois centros de internação, Cesami (Centro Sócio Amigoniano) e Ciago (Centro de Internação de Adolescentes da Granja das Oliveiras) têm sua administração terceirizada, sendo que o contrato do Ciago se encerra no dia 9 de agosto e o do Cesami está funcionando graças a uma liminar da Justiça do DF, que os concursados querem ver cassada.
O subsecretário Ricardo Batista informou que a liminar foi pedida pelo governo para que o atendimento os serviços do centro não fossem paralizados. Ele garantiu que é intenção do GDF assumir a gestão dos dois centros e substituir os terceirizados. "Estamos premidos pela necessidade, mas limitados à Lei de Diretrizes Orçamentárias", declarou.
Homologação - Uma comissão de estudantes e deputados estiveram mais cedo com o secretário de Justiça, Geraldo Martins, em seu gabinete, e obtiveram a promessa de que a homologação do concurso aconteceria no dia 2 de julho, para técnicos e especialistas. No caso dos atendentes, ainda corre o prazo para recursos. Os deputados discutiram a possibilidade de excepcionalidade, na legislação eleitoral, para contratar os atendentes depois do dia 3 do próximo mês, sob argumento da ineficiência do serviço prestado hoje e do Termo de Ajustamento de Conduta que as secretarias de Planejamento e Justiça assinaram em 2007, perante o Ministério Público do DF, em que o GDF se comprometeu a assumir a administração e a manutenção de todas as unidades de internação da Sejus.
O deputado Raimundo Ribeiro lembrou que há 332 vagas para a Secretaria de Desenvolvimento Social e Transferência de Renda (Sedest) que poderiam ser transferidas para a Sejus, como meio de garantir a contratação de mais concursados ainda este ano. Isso será feito por meio de projeto de emenda à LDO de 2010.