Câmara Legislativa discute economia solidária
Câmara Legislativa discute economia solidária
Economia solidária é uma alternativa inovadora de aliar geração de trabalho, renda e inclusão social. O conceito, segundo o Ministério do Trabalho, envolve formas diferentes de produzir, vender, comprar e trocar o que é preciso para viver.
O assunto será tema de audiência pública no auditório da Câmara Legislativa na próxima segunda-feira (14), às 15h.
A economia solidária envolve práticas organizadas sob a forma de cooperativas, associações, clubes de troca, empresas autogestionárias, redes de cooperação, entre outras.
Para o deputado Chico Vigilante (PT), um dos autores da iniciativa na Casa, o Distrito Federal precisa de mais mobilização e organização na área: "Ainda temos muitos nichos a serem explorados no DF e entorno, principalmente na coleta seletiva de resíduos sólidos, onde podemos trabalhar para buscar parcerias na elaboração e implementação de projetos".
:
Também autora do requerimento para a realização da audiência pública, a distrital Arlete Sampaio (PT) reforça a necessidade de impulsionar práticas de economia solidária na região Centro-Oeste, que responde por apenas 12% dos empreendimentos econômicos solidários do Brasil. "A falta de emprego no DF, intimamente ligada à falta de fábricas, exige alternativas que gerem renda para homens, mulheres e jovens que hoje estão na linha de pobreza, e uma dessas soluções passa pela economia solidária", defende.
Para saber mais sobre o assunto (conceitos, histórico e projetos), acesse a página da Secretaria Nacional de Economia Solidária: http: //www3.mte.gov.br/ecosolidaria/secretaria_nacional.asp
Com informações da Assessoria de Imprensa do deputado Chico Vigilante (PT).