Câmara Legislativa comemora 10 anos da Academia de Poetas e Escritores da Enfermagem
Câmara Legislativa comemora 10 anos da Academia de Poetas e Escritores da Enfermagem
Foto: Ângelo Pignaton/Agência CLDF

A lâmpada é o símbolo da Enfermagem
“Luz que brilha na noite escura, guiando os passos da enfermagem pura / Símbolo de cuidado e amor que ilumina o caminho em cada dor / Com mãos habilidosas e coração puro, a enfermagem cuida com dedicação segura / A lâmpada simboliza a esperança de cura e recuperação em cada chance / No hospital, no quarto, na UTI, a enfermagem está presente com amor e atenção / A lâmpada da enfermagem é um símbolo de luz que guia os pacientes em momento de dor e cruz”
Os versos acima são de autoria da enfermeira Lisandra Risi e foram declamados durante sessão solene em homenagem aos 10 anos da Academia Internacional de Poetas e Escritores de Enfermagem (Academia IPÊ). O evento ocorreu nesta quarta-feira (22) no plenário da Câmara Legislativa do Distrito Federal.
A solenidade foi de iniciativa do deputado Jorge Vianna (PSD), que ocupa a cadeira 20 da Academia. Ele considera que a união da enfermagem com a literatura ajuda a promover saúde em sentido mais amplo. “Para ser saudável, não basta ser livre de doenças. A plena saúde requer um estado de bem-estar, equilíbrio entre o corpo e a mente”, ressaltou Vianna.

“A enfermagem, em sua essência, é a ciência do cuidado. Ela toca o corpo, usa técnica, alivia a dor e se confronta diariamente com a fragilidade da existência. A literatura, por sua vez, é a arte do significado. Ela toca a alma, interpreta a condição humana, organiza as emoções e dá voz à nossa existência”, comparou o deputado.
A Academia IPÊ foi criada em 2015 pelos enfermeiros doutores Elioenai Dornelles Alves e Onã Silva. A associação civil tem sede em Brasília e conta com membros em vários estados do Brasil e em Portugal.
“Todos os enfermeiros têm a alma poética. Talvez não escrevam poemas em versos, talvez não escrevam cordéis, haicais, sonetos, mas a poesia está dentro de todos nós, porque a poesia é feita de sentimentos. A poesia não precisa dos versos escritos”, analisou a fundadora e presidente da Academia, Onã Silva.

O presidente do Conselho Regional de Enfermagem do DF (Coren-DF), Elissandro Noronha, falou sobre a importância da literatura para reforçar a sensibilidade dos profissionais da área. “Embora enfermagem seja a arte do cuidar, nós acabamos ficando tecnicistas e esquecemos da sensibilidade com esse cuidado que transcende a [garantia da] vida”, refletiu.
O acadêmico Osvaldo Filho reforçou a ideia: “A enfermagem e a poesia são duas grandes artes. Quando se cuida, nós escrevemos em gestos. E quando fazemos poesia, nós construímos e cuidamos da alma”.
Homenagens
A cerimônia contou com homenagens aos patronos da academia, entre eles o fundador Elioenai Alves, que faleceu pouco tempo depois da criação da associação. Ele foi lembrado com emoção e carinho pelos presentes.
“Elioenai querubim, voa e vem até mim em lembrança, em legado, em esperança, em resultado”, disse a acadêmica Anne Caroline Amorim, que foi aluna de Elioenai na Universidade de Brasília. “O professor Elioenai é uma pessoa que com certeza ainda habita as nossas memórias, a nossa afetividade, a nossa admiração”, resumiu Anne.

A fundadora Onã Silva também recebeu muitos agradecimentos. “Essa mulher é uma heroína”, classificou o deputado Jorge Vianna. E a diretora do Sindicato dos Auxiliares e Técnicos de Enfermagem (Sindate), Josy Jacob, exaltou a obra de Onã Silva. “Você enaltece a enfermagem com a sua escrita. Você poderia escrever sobre qualquer outro assunto, mas preferiu trazer o tema da enfermagem. Para mim, é mais do que especial poder pegar um livro voltado para a nossa categoria, para a nossa profissão”, disse Josy.

Ao final da sessão solene, os membros da Academia foram agraciados com duas honrarias: em nome da CLDF e do deputado Jorge Vianna, foram entregues moções de louvor pelos relevantes serviços prestados à população do DF; e em nome do Coren-DF, eles receberam o Prêmio Elioenai Dornelles, em reconhecimento à contribuição ao desenvolvimento da enfermagem brasileira.
As fotos do evento estão disponíveis no banco de imagens da Agência CLDF (clique aqui). E o evento completo pode ser assistido no YouTube da TV Câmara Distrital.
Ana Teresa Malta - Agência CLDF