Publicador de Conteúdos e Mídias

Câmara homenageia peritos papiloscopistas

Publicado em 04/02/2011 12h15
O Dia do Perito Papiloscopista é comemorado amanhã (5).
 Para celebrar a data e homenagear esses profissionais, especialistas em identificação humana, a Câmara Legislativa promoveu sessão solene nesta manhã, no auditório do Departamento de Polícia Especializada. A sessão foi proposta pelos deputados distritais Wellington Luiz (PSC) e Dr. Michel (PSL).

Originário da Polícia Civil, o deputado Wellington disse estar muito feliz por realizar a sessão "em casa". Ele defendeu estar na hora de fazer justiça e valorizar os peritos papiloscopistas."Prendi muita gente, e isso foi graças ao trabalho dos papiloscopistas, essenciais para a identificação dos autores de crimes", destacou Dr. Michel. Aposentado da Polícia Civil, o parlamentar fez questão de declarar: "Estou deputado, mas sou policial".

:Também presente na sessão, o distrital Washington Mesquita (PSDB) contou ter visitado o Instituto de Identificação (II) no começo do ano e ter conhecido parte do trabalho desempenhado pelos papiloscopistas. "São profissionais comprometidos e apaixonados pelo que fazem: um serviço fundamental para a Polícia, a Justiça e a sociedade em geral", elogiou.

:Os homenageadosO trabalho do papiloscopista vai muito além da confecção de carteiras de identidade. Conforme destacado pela diretora-geral da Polícia Civil do DF, Mailine Alvarenga, os peritos papiloscopistas coletam impressões digitais nos locais de crimes, fazem a identificação de crimes, elaboram retratos-falados, entre outras atividades."Esses técnicos fazem a Polícia Civil acontecer, o Instituto de Identificação produz cerca de 30 laudos por dia: é o órgão da Polícia que mais identifica autor de crime", completou Ciro de Freitas, presidente do Sindicato dos Policiais Civis do Distrito Federal (Sinpol/DF).

:Para encerrar a solenidade de homenagem, a Câmara entregou moções de louvor aos papiloscopistas presentes.

Também participaram da sessão o comandante-geral da PM, Paulo Rosback; a diretora do Departamento de Polícia Especializada, Rosana Gonçalves; o diretor do Departamento de Polícia Técnica, Luiz Carlos Novaes; o diretor do II, Carlos Saraiva; o presidente da Associação Brasiliense de Peritos Papiloscopistas (Abrapp), José Luiz Lopes, e o presidente do Sindicato dos Delegados de Polícia do DF (Sindepo), Benito Tiezzi.

Mais notícias sobre