Câmara discute seu planejamento estratégico institucional
Câmara discute seu planejamento estratégico institucional

A previsão é de que o trabalho seja finalizado até o final do ano e sua implantação ocorra a partir do início de 2012. O foco do debate de hoje foi o estabelecimento da missão e da visão institucional.
Presidindo a mesa, o deputado Joe Valle (PSB), agradeceu o trabalho do Comitê de Planejamento Estratégico Institucional da CLDF (COPEI) para trazer mais transparência e eficiência ao processo legislativo e disse que este não vai ser mais um planejamento que vai parar na gaveta. "Traremos efetivas transformações em nossas práticas e em nossa relação com a sociedade", garantiu Joe Valle.
Evandro Garla (PRB) ressaltou a importância de se pensar no futuro da Câmara e disse que planejamento veio no "momento certo". "Nós podemos não estar aqui nos próximos 10 anos, mas temos que nos preocupação com as ações desde já". Liliane Roriz (PRTB) disse que a gestão da CLDF precisa ser aprimorada e que todos os 24 deputados precisam estar envolvidos nesse processo.
Já Eliana Pedrosa (DEM) exaltou a excelência dos servidores da CLDF e seu trabalho para aperfeiçoar o funcionamento da Casa. Questionou, no entanto, os critérios para a ocupação dos cargos da nova assessoria de governança legislativa. "Acho que temos que deixá-la com um perfil mais aberto para permitir que todos os servidores possam vir a ocpuar seus cargos. Não concordo também com o reforço das atribuições da presidência em detrimento das secretarias", afirmou. Benedito Domingos (PTB) acrescentou que "tudo que é feito para melhorar o funcionamento da Casa é bem vindo, mas sem restringir o acesso de servidores".
Rejane Pitanga (PT) criticou o baixo quórum para a discussão. "Ninguém muda nada sem planejamento. A Câmara tem uma imagem muito ruim e, para mudá-la, temos que fazer um esforço conjunto".
COPEI – O coordenador do Copei, Jair Cardoso, fez uma exposição aos deputados e pediu contribuições para o estabelecimento da missão e da visão da CLDF. "Precisamos decidir qual é a nossa missão para o futuro, sabemos que ela é mais abrangente que as funções legislativas, fiscalizatória e representativa". Jair explicou ainda que o planejamento estratégico institucional engloba a reestruturação administrativa. "Nossa meta é que a Câmara seja referência em boas práticas de gestão Legislativa, destacou.