Publicador de Conteúdos e Mídias

Câmara debate construção da sede da Escola Parque da Natureza de Brazlândia

Publicado em 27/10/2023 15h19

Foto: Carlos Gandra/CLDF

O deputado Gabriel Magno conta que a expansão das Escolas Parques tinha como perspectiva implementar o Plano Educacional de Brasília, formulado por Anísio Teixeira, no final da década de 50

Em audiência pública que ocorre às 19h desta sexta feira (27), a Câmara Legislativa do Distrito Federal vai debater com a população a construção da sede da Escola Parque da Natureza de Brazlândia (EPNBraz). O evento é uma iniciativa do deputado Gabriel Magno (PT) e será realizado na Escola Técnica Deputado Juarezão, em Brazlândia/DF, com transmissão ao vivo pela TV Câmara Distrital (canal 9.3) e na página do YouTube da Casa.

A sessão terá a participação de membros da Secretaria de Educação (SEEDF), da Secretaria do Meio Ambiente e Proteção Animal (SEMA), do administrador de Brazlândia, Marcelo Gonçalves da Cunha, e de outras autoridades locais, tendo como foco um debate sobre os principais pontos relacionados à construção da nova escola.


História

Inaugurada em 2014, a Escola Parque da Natureza de Brazlândia (EPNBraz) surgiu com o propósito de expandir a presença das Escolas Parques para outras regiões administrativas do DF, além de integrar o programa “Cidade Escola Candanga”.

No documento que justifica a realização da audiência, Magno conta que a expansão das Escolas Parques tinha como perspectiva implementar o Plano Educacional de Brasília, formulado por Anísio Teixeira, no final da década de 50, quando ocupava o cargo de direção do Instituto Nacional de Estudos Pedagógicos (INEP), nas demais regiões administrativas do Distrito Federal.

“O Programa ‘Cidade Escola Candanga’ entendia que todo o espaço urbano poderia ser um território educador, assim como enxergava que a educação formal deveria ser um compromisso da comunidade, tal como estava previsto também no Plano Educacional de Brasília”, afirma o distrital, que propõe que a construção da nova escola parque ofereça um espaço adequado às demandas dos estudantes.


Formação Pedagógica


A estrutura pedagógica da EPNBraz é baseada no ensino das artes em suas diversas linguagens, a educação física, a educação ambiental e a educação patrimonial por meio de uma relação educacional dialógica e horizontalizada, e de contato com a natureza, utilizando métodos freirianos.

Os alunos que frequentam as escolas públicas da cidade, a maioria do campo, do 1º ao 9º ano do ensino fundamental, são atendidos na Escola Parque da Natureza de Brazlândia, com vistas ao processo de ensino-aprendizagem de quatro disciplinas: alfabetização ecológica, arena circense, expressão corporal e jogos cooperativos. Nas estações foram desenvolvidas atividades de: artes visuais, brasilidades, educação musical e teatro no formato da educação integral.


Números


Foram atendidos em média 840 estudantes de oito escolas de inúmeras comunidades escolares, mas sem um espaço adequado para as atividades, uma vez que seu funcionamento tem ocorrido em lugares cedidos e sem nenhuma estrutura direcionada para as especificidades que a Escola requer.

A promessa da Secretaria de Educação é que o projeto da nova sede seja construído de forma coletiva em parceria com professores, coordenação regional de ensino de Brazlândia e entidades apoiadoras, como a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal (Emater-DF).

O terreno já está destinado e fica às margens da BR 080, no Setor Habitacional Cascalheira. A pedra fundamental foi lançada em 2022, com promessa de início da construção ainda neste ano.

Com informações da Assessoria de Comunicação do deputado Gabriel Magno

Mais notícias sobre