Câmara comemora centenário da Assembléia de Deus
Câmara comemora centenário da Assembléia de Deus
Em sua fala, Wasny lembrou que a Assembléia de Deus veio para o país em 1910, pela mão dos missionários suecos Gunnar Vingren e Daniel Berg que, procedentes dos Estados Unidos, se fixaram em Belém.
Mas a igreja só surgiu efetivamente um ano depois, em razão de divergências teológicas entre seus líderes, e o nome com que passou a ser conhecida só foi definido sete anos depois.
Também presentes, os deputados Evandro Garla (PRB) e Benedito Domingos (PP), que é presidente das Assembléias de Deus do campo de Taguatinga, renderam homenagens à igreja que, ao buscar se adaptar às condições culturais do Brasil, concorreram para alterar o perfil religioso e até mesmo social do país.
Hoje, as Assembléias de Deus estão presentes praticamente em todo o Brasil e, mesmo não havendo registros confiáveis, estima-se que disponham de mais de 2,2 mil igrejas e cerca de 3,5 milhões de membros.
Está entre as entidades que mais investem no social, mantendo escolas e creches, distribuindo alimentos a famílias carentes, atuando na recuperação de dependentes de entorpecentes e defendendo com vigor a manutenção da família como núcleo da sociedade.
Homenagem especial foi prestada ao pastor Antonio Inácio de Freitas, de 90 anos, que figura entre os iniciadores da igreja de Brasília, a maioria deles egressa da construção civil.
Entre os convidados que compuseram a mesa, e também se manifestaram, estavam o secretário da Convenção dos Ministros Evangélicos das Assembléias de Deus do Planalto Central, pastor Djalma Gonçalves da Silva; o presidente do Campo Nacional do Guará, pastor Adalino Inácio; o vice-presidente da Assembléia de Deus de Taguatinga, pastor Ruimar Fonsêca; e o presidente da Convenção Regional das assembléias de Deus no Brasil, ministério de Madureira no DF e Entorno, pastor Egmar Tavares.