Publicador de Conteúdos e Mídias

Câmara comemora centenário da Assembléia de Deus

Publicado em 10/06/2011 11h56
Os 100 anos da presença da Assembléia de Deus no Brasil, comemorados neste mês de junho, foram alvo de homenagens na sessão solene realizada na manhã de hoje (10), no plenário da Câmara Legislativa. "Nada mais merecido para aquela que nasceu de um sonho profético e é a maior igreja evangélica do Brasil", justificou o deputado Wasny de Roure (PT), autor do requerimento, na abertura dos trabalhos.

Em sua fala, Wasny lembrou que a Assembléia de Deus veio para o país em 1910, pela mão dos missionários suecos Gunnar Vingren e Daniel Berg que, procedentes dos Estados Unidos, se fixaram em Belém.
 Mas a igreja só surgiu efetivamente um ano depois, em razão de divergências teológicas entre seus líderes, e o nome com que passou a ser conhecida só foi definido sete anos depois.

Também presentes, os deputados Evandro Garla (PRB) e Benedito Domingos (PP), que é presidente das Assembléias de Deus do campo de Taguatinga, renderam homenagens à igreja que, ao buscar se adaptar às condições culturais do Brasil, concorreram para alterar o perfil religioso e até mesmo social do país.
  Hoje, as Assembléias de Deus estão presentes praticamente em todo o Brasil e, mesmo não havendo registros confiáveis, estima-se que disponham de mais de 2,2 mil igrejas e cerca de 3,5 milhões de membros.
 Está entre as entidades que mais investem no social, mantendo escolas e creches, distribuindo alimentos a famílias carentes, atuando na recuperação de dependentes de entorpecentes e defendendo com vigor a manutenção da família como núcleo da sociedade.

Homenagem especial foi prestada ao pastor Antonio Inácio de Freitas, de 90 anos, que figura entre os iniciadores da igreja de Brasília, a maioria deles egressa da construção civil.

Entre os convidados que compuseram a mesa, e também se manifestaram, estavam o secretário da Convenção dos Ministros Evangélicos das Assembléias de Deus do Planalto Central, pastor Djalma Gonçalves da Silva; o presidente do Campo Nacional do Guará, pastor Adalino Inácio; o vice-presidente da Assembléia de Deus de Taguatinga, pastor Ruimar Fonsêca; e o presidente da Convenção Regional das assembléias de Deus no Brasil, ministério de Madureira no DF e Entorno, pastor Egmar Tavares.

Mais notícias sobre