Audiência debate medidas para adolescentes em conflito com a lei
Audiência debate medidas para adolescentes em conflito com a lei

A audiência é uma iniciativa do deputado Prof. Israel Batista (PDT) e acontecerá no auditório da Câmara Legislativa. Para o parlamentar, o Estado tem condições de combater a reincidência de adolescentes na prática de ato infracional. "É preciso aproveitar programas como "Picasso Não Pichava", voltado para a prevenção da criminalidade infanto-juvenil, e "DF Digital", cuja premissa é oferecer inclusão digital por meio de cursos de informática e internet. Há ainda projetos de qualificação profissional, de educação e iniciativas culturais. Por que não levá-los para o sistema socioeducativo?", indaga o parlamentar, lembrando a importância do acompanhamento social das famílias dos menores internados.
O DF conta hoje com três unidades de ressocialização: Centro de Atendimento Juvenil Especializado (Caje), Centro de Internação de Adolescentes da Granja das Oliveiras (Ciago) e Centro de Internação de Adolescentes de Planaltina (Ciap), mas, de acordo com especialistas, a internação por si só não é suficiente para afastar adolescentes do crime. "Precisamos investir na reeducação. Esses centros não podem ser apenas um depósito de gente", defende Israel Batista.
:Para a audiência pública desta quarta-feira estão confirmadas as presenças dos secretários Dioclécio Campos Júnior (Criança), Glauco Rojas (Trabalho), Fernando Neto (Juventude), da deputada federal Erika Kokay (PT-DF) e do presidente do Sindicato dos Servidores da Assistência Social e Cultura do GDF, Cássio Alves de Moura. O encontro contará ainda com a participação da Associação de Pais e Mães de Adolescentes em Conflito com a Lei e Situação de Risco do DF (Amar-DF), artistas da cidade envolvidos com o tema – a exemplo do rapper Japão, vocalista do grupo Viela 17 e um dos mais ativos representantes brasilienses no movimento Hip hop – e outros interessados.
(Com informações da assessoria de imprensa do deputado Prof. Israel Batista -PDT).