Arquiteta urbanista, a vice foi secretária do GDF e deputada distrital
Arquiteta urbanista, a vice foi secretária do GDF e deputada distrital

A vice-governadora do DF, Ivelise Longhi, é natural de Cachoeira do Sul (RS) e veio para Brasília em 1964. Formada em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de Brasília - UnB, tem especialização em Planejamento Urbano e Desenho Urbano também pela UnB e em Planejamento Urbano pelo United Nations Centre for Regional Development de Nagoya, no Japão.
Servidora concursada do GDF desde 1991, ocupou diversos cargos de confiança, como os de secretária de Obras do Distrito Federal (1991-94) e secretária de Desenvolvimento Urbano e Habitação (1999-2004). Coordenou a elaboração do primeiro Plano Diretor de Ordenamento Territorial do Distrito Federal (PDOT), em 1992; implantou, em 1993, o Instituto de Planejamento Territorial e Urbano do Distrito Federal (IPDF), e implementou a Política Habitacional do Distrito Federal, durante os anos em que esteve à frente da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação.
Candidatou-se a deputada distrital nas eleições de 2002, ficando na 1ª suplência.
Em julho de 2004, tomou posse como deputada distrital e permaneceu no cargo até 2006. Na Casa, presidiu a Comissão de Assuntos Fundiários. Ivelise Longhi foi também administradora regional de Brasília e, ultimamente, era diretora técnica e de Fiscalização da Companhia Imobiliária de Brasília (Terracap). É casada e tem três filhos.