Publicador de Conteúdos e Mídias

Aprovado reajuste de gratificações aos professores

Publicado em 19/06/2007 16h50
Foi aprovado, na sessão ordinária desta terça-feira (19), o reajuste de gratificações recebidas pelos professores e orientadores educacionais do Distrito Federal. Os professores foram contemplados com uma elevação na Gratificação de Regência de Classe, popularmente conhecida como "pó de giz", que passou de 30% para 43,3% sobre o vencimento básico. O mesmo reajuste foi concedido à categoria dos orientadores educacionais, que recebem a Gratificação de Suporte Educacional.

O reajuste também atingiu a Gratificação por Dedicação Exclusiva, que subiu de 80% para 108,23%, calculados sobre o vencimento básico do servidor da carreira do magistério público do Distrito Federal. O projeto é de autoria do Executivo, único competente para legislar sobre remuneração dos servidores públicos, de acordo com a Lei Orgânica do Distrito Federal.

A iniciativa do projeto, no entanto, foi questionada por parlamentares presentes na sessão. "Se os professores não tivessem feito as reivindicações públicas e manifestações em frente ao Buriti, dificilmente teria saído esse reajuste. Esse projeto não é fruto da iniciativa do governador Arruda, mas sim da luta da classe dos trabalhadores", destacou o deputado Cabo Patrício (PT).

O deputado Chico Leite (PT) endossou a defesa dos professores. "Ainda não é o que se deseja, mas é o início de uma caminhada para aqueles que entregamos nossos filhos e que, infelizmente, estão entre os servidores mais mal remunerados do Distrito Federal", enfatizou.

Para a deputada Luzia de Paula (PSL), a educação pública é cobrada sem que se dê a devida atenção. "Essa nobre profissão é deixada de lado, mas depois a sociedade cobra os resultados e critica o trabalho daqueles que são esquecidos", afirmou.

Em acordo, os líderes partidários e do governo decidiram aprovar o projeto em primeiro e segundo turnos, dispensando-se o interstício. Dessa forma, o reajuste começa a valer logo que sancionado pelo Executivo e publicado no Diário Oficial do Distrito Federal, o que deverá ocorrer já nesta quarta-feira (20).

Mais notícias sobre