Publicador de Conteúdos e Mídias

Apesar da carência, 530 psicólogos aprovados em concurso não foram chamados

Publicado em 18/03/2010 14h54
O secretário do Conselho Regional de Psicologia do DF, Ivo Oscar Donner, informou que há 530 psicólogos aprovados em concurso público no ano passado que ainda não foram chamados, apesar da grande carência por profissionais da área. Donner foi um dos participantes da audiência pública que debateu, na manhã de hoje (18), os transtornos de conduta nas escolas públicas.

Um dos problemas adicionais é a disponibilidade de profissionais com formação em psicologia escolar, prosseguiu o secretário do CRP-DF. A maioria escolhe se especializar em psicologia clínica ou organizacional.

A deputada Erika Kokay (PT), promotora do debate, lembrou ainda que muitos dos psicólogos lotados nas escolas estão desviados de sua função, um dos problemas relatados por professores durante o debate.

Mães - "Meu filho é inteligente, tem habilidade para esportes e ginástica e não tem onde desenvolver. Ele já foi transferido várias vezes de escola, sem resolver. Não sei mais para onde caminhar", desabafou Gracinilde Pereira Sodré, uma das mães presentes à audiência. Outra mãe, Maria das Neves, contou que seu filho foi proibido de entrar na Escola Classe onde estuda.

Soluções - Ao final do debate, Erika Kokay - que é presidente da Comissão de Assuntos Sociais da Câmara - anunciou uma série de encaminhamentos, entre eles uma audiência com o governador, para levar, por escrito, proposta de um programa voltado para a questão dos estudantes com transtorno de conduta.

A deputada irá propor ao governo o fortalecimento do Centro de Orientação  Médico-Psicopedagógico (COMPP) e sua descentralização, por meio de equipes matriciais, para que todas as cidades do DF sejam atendidas. Para isso é preciso ampliar a estrutura do Centro, contratar e capacitar mais profissionais. Érika vai pedir reuniões também com as secretarias de Saúde e Educação. Por fim, lembrou a necessidade de envolver os Conselhos Tutelares na questão.

Participantes - Participaram da audiência pública, além de Ivo Donner, a presidente do Conselho de Direito da Criança e do Adolescente (CDCA), Milda Lourdes Pala Moraes; a orientadora educacional Sílvia Helena Galleti, da Escola Classe 316 Norte; o comandante do Batalhão Escolar da Polícia Militar do DF, major Maurício Andrade da Silva; a coordenadora da Clínica Comunitária do Instituto Gestalt Terapia de Brasília, Sheila Antony; a pediatra e neurologista Simone Guimarães, do Centro de Orientação Médico-Pedagógico; Giselda de Carvalho, representando a Secretaria de Educação, e Francisco Alves, o Sindicato dos Professores.

Mais notícias sobre