Apesar da carência, 530 psicólogos aprovados em concurso não foram chamados
Apesar da carência, 530 psicólogos aprovados em concurso não foram chamados

Um dos problemas adicionais é a disponibilidade de profissionais com formação em psicologia escolar, prosseguiu o secretário do CRP-DF. A maioria escolhe se especializar em psicologia clínica ou organizacional.
A deputada Erika Kokay (PT), promotora do debate, lembrou ainda que muitos dos psicólogos lotados nas escolas estão desviados de sua função, um dos problemas relatados por professores durante o debate.
Mães - "Meu filho é inteligente, tem habilidade para esportes e ginástica e não tem onde desenvolver. Ele já foi transferido várias vezes de escola, sem resolver. Não sei mais para onde caminhar", desabafou Gracinilde Pereira Sodré, uma das mães presentes à audiência. Outra mãe, Maria das Neves, contou que seu filho foi proibido de entrar na Escola Classe onde estuda.
Soluções - Ao final do debate, Erika Kokay - que é presidente da Comissão de Assuntos Sociais da Câmara - anunciou uma série de encaminhamentos, entre eles uma audiência com o governador, para levar, por escrito, proposta de um programa voltado para a questão dos estudantes com transtorno de conduta.
A deputada irá propor ao governo o fortalecimento do Centro de Orientação Médico-Psicopedagógico (COMPP) e sua descentralização, por meio de equipes matriciais, para que todas as cidades do DF sejam atendidas. Para isso é preciso ampliar a estrutura do Centro, contratar e capacitar mais profissionais. Érika vai pedir reuniões também com as secretarias de Saúde e Educação. Por fim, lembrou a necessidade de envolver os Conselhos Tutelares na questão.
Participantes - Participaram da audiência pública, além de Ivo Donner, a presidente do Conselho de Direito da Criança e do Adolescente (CDCA), Milda Lourdes Pala Moraes; a orientadora educacional Sílvia Helena Galleti, da Escola Classe 316 Norte; o comandante do Batalhão Escolar da Polícia Militar do DF, major Maurício Andrade da Silva; a coordenadora da Clínica Comunitária do Instituto Gestalt Terapia de Brasília, Sheila Antony; a pediatra e neurologista Simone Guimarães, do Centro de Orientação Médico-Pedagógico; Giselda de Carvalho, representando a Secretaria de Educação, e Francisco Alves, o Sindicato dos Professores.