Publicador de Conteúdos e Mídias

"Sistema prisional vive momento dramático", diz subsecretário

Publicado em 09/06/2011 16h39
O subsecretário do Sistema Penitenciário do Distrito Federal, André Victor do Espírito Santo, admitiu em audiência pública na Câmara Legislativa na manhã de hoje (9) que não esperava problemas "tão graves" ao assumir o cargo. "O sistema vive um momento dramático e é preciso ver onde os governos andaram errando", afirmou após reconhecer as demandas apresentadas durante o evento. O deputado Chico Leite (PT), que presidiu a audiência, se comprometeu a enviar relatório das discussões à Secretaria de Governo e a cobrar respostas.

Segundo o subsecretário, 108 pessoas ingressam todos os meses no sistema penitenciário do DF, e celas que comportam 8 detentos já estão com 16. "A superlotação engessa o sistema e dificulta a prestação de serviços, como os de ressocialização", defendeu.

Trabalhadores do sistema prisional aproveitaram o debate para tratar da necessidade de valorização da categoria. "É preciso investir nos que tomam conta dos presidiários e fazem a ressocialização, que não é só costurar bola", criticou o agente de atividades penitenciárias Renato de Oliveira Mendonça.

A categoria pede isonomia com a carreira de agentes penitenciários da Polícia Civil, a ampliação do número de servidores, o cumprimento de garantias constitucionais, a exemplo do adicional noturno etc.

O agente de atividades penitenciárias Paulo Rogério lembrou a promessa do governador Agnelo de "primeiro arrumar a casa" e reclamou: "O sistema penitenciário é um dos principais cômodos, mas não está recebendo a atenção necessária".

Mais notícias sobre