Voltar Premiados com o Troféu Câmara participam de festival em São Paulo

Premiados com o Troféu Câmara participam de festival em São Paulo

Publicado em 24/08/2018 14h34

Dois filmes brasilienses premiados com o Troféu Câmara Legislativa do Distrito Federal, no ano passado, foram selecionados para participar do 29° Festival Internacional de Curtas Metragens de São Paulo. "O Menino Leão e a Menina Coruja", dirigido por Renan Montenegro – vencedor do troféu de melhor curta pelo júri popular – terá exibições a partir desta sexta-feira (24) na mostra paulistana. "Afronte", de Marcus Azevedo e Bruno Victor, que levou o troféu de melhor montagem (entregue a Lucas Araque), será exibido a partir de amanhã no evento que reúne produções de mais de 50 países.

O filme de Montenegro – que se passa em um universo onde seres misturam características humanas com as de outros animais – também recebeu o Troféu Câmara pela direção de arte. O prêmio, nessa categoria, foi dividido entre Bianca Novais, Flora Egécia e Pato Sardá. "Afronte", que mescla ficção e documentário, mostra o processo de transformação e empoderamento de Victor Hugo, jovem negro e gay, morador da periferia do Distrito Federal.

Incentivo – O Troféu Câmara Legislativa do DF – entregue anualmente aos vencedores da Mostra Brasília, um dos programas do Festival de Brasília do Cinema Brasileiro – foi criado em 1996, pela CLDF, com o objetivo de reconhecer o talento dos cineastas locais e incentivar os jovens realizadores. No próximo mês, o prêmio chegará à 23ª edição, reafirmando o compromisso do Legislativo local com a produção cinematográfica do Distrito Federal.

Desta vez, estarão em competição três longas e 18 curtas-metragens que disputarão R$ 240 mil em prêmios do júri oficial e do júri popular. As exibições acontecerão de 17 a 21 de setembro com entrada franca, no Cine Brasília. Os filmes, escolhidos entre 92 títulos, foram selecionados por uma comissão formada por Adriano de Angelis, Diana Svintiskas, Kakau Teixeira, Núbia Santana e Péterson Paim. O júri oficial é composto pelos cineastas João Batista de Andrade, Liloye Boubli e Armando Lacerda.

Marco Túlio Alencar
Fotos: Divulgação