Jorge Vianna

Jorge Vianna

Jorge Vianna

Jorge Vianna

Ouvidor

Nome completo: Jorge Viana de Sousa

Nascimento: 27/07/1976

Profissão: Servidor Público Estadual

Partido político: Partido Social Democrático (PSD)

Gabinete: Nº 01 - 2º andar

Redes Sociais

Biografia

Nascido em Bacabal – MA, Jorge Vianna mudou-se com os seus Pais Antonio e Deusimar para Brasília quando tinha 2 anos de idade. Morou em Taguatinga e Ceilândia. Aos 14 anos fixou residência em Samambaia, em 1989, ano de fundação da cidade. Aos 19 anos casou-se com Rosa Vianna, com quem teve duas filhas, Camila 23 anos, e Beatriz 15 anos.

O histórico de lutas de Jorge Vianna tem início muito cedo. Aos 14 anos começou a trabalhar como borracheiro, aos 18 anos serviu a aeronáutica onde ficou por um período de 6 anos, no qual aprendeu o oficio de técnico em gesso, garçom e motorista. Trabalhou no HFA e no HFAB. Fez o curso de Técnico em Enfermagem, graduou-se no Curso de Letras Português/Inglês. Trabalhou como auxiliar de farmácia na UTI Neo Braz e, exerceu a função de técnico em enfermagem em Samambaia.

Foi aprovado em concurso público da Secretaria de Estado de Saúde do Distrito Federal (SES-DF) para o cargo de técnico em enfermagem. Foi professor no Instituto Evolução no curso de radiologia. Ainda no Instituto Evolução, sugeriu que fosse implantado o curso de técnico de aplicação de aparelho gessado e sintético, o qual teve participação como professor nesse curso. Por ser educador, sugeriu e implementou o curso de técnico em enfermagem na mesma instituição.

Em 2010, Jorge se filiou no primeiro partido, PSC – Partido Social Cristão, com a esperança de um dia se tornar deputado distrital. Naquele mesmo ano, o candidato, inexperiente, recebeu 1.401 votos e, mesmo não conseguindo o resultado esperado, não desistiu de continuar tentando.

Após ter ingressado na Secretaria de Estado de Saúde exercendo o cargo de técnico em enfermagem, Jorge Vianna percebeu que a categoria da qual fazia parte era desrespeitada, desvalorizada, sem representatividade e sem visibilidade. Diante disso, resolveu lutar e combater as injustiças a qual a classe estava exposta, principalmente por não terem condições de prestar assistência adequada à população, a qual fez o juramento de cuidar da melhor forma.

Ao encontrar outro defensor da categoria, João Cardoso, decidiu unir-se a ele para fortalecer a entidade sindical e representar a categoria de forma legítima e combativa. Desde então, tem sido incansável, lutando e defendendo a categoria, seja ela da iniciativa pública ou privada e, acima de tudo, se colocando a favor da população em busca de uma saúde de qualidade.

Dessa vez com mais amigos, mais pessoas acreditando no sonho e um trabalho bem mais organizado, Jorge Vianna se filiou, em 2014, em um novo partido, o PSD – Partido Social Democrático e mais uma vez tentou vaga em uma das 24 cadeiras da CLDF. Nesse ano, o candidato conseguiu 7.331, sendo o mais votado do partido, no entanto, não foi dessa vez.  Novamente, Jorge não desistiu e continuou seu trabalho em defesa da categoria.

À frente do Sindate-DF, Jorge Vianna denunciou diversas irregularidades à imprensa e aos órgãos competentes quanto aos erros e inconstâncias encontradas dentro dos hospitais públicos, que prejudicavam à população. Por meio de palestras voltadas aos estudantes de enfermagem, nível técnico e superior, Jorge Vianna contribui para que os futuros profissionais de enfermagem conhecessem o mercado de trabalho do qual iriam fazer parte e os possíveis problemas que enfrentariam.

Além disso, ministrou palestras de Primeiros Socorros em Acidentes Domésticos em escolas públicas voltadas aos alunos, professores e comunidade, com o objetivo de orientar o cidadão a dar assistência básica pré-hospitalar em caso de acidentes “domésticos”. Como técnico em enfermagem na SES trabalhou nos Hospitais do Paranoá e Samambaia, e ainda no Serviço de Atendimento Móvel de Urgência – SAMU, onde se formou como instrutor.

Em 2018, Jorge se filou no Partido PODEMOS, onde ele acreditava que de fato, dessa vez, poderia fazer a diferença, e se candidatou, pela terceira vez, a deputado distrital. No dia 7 de outubro, Jorge Vianna foi confirmado como deputado Distrital eleito obtendo 13.070 votos.

No dia 1º de Janeiro de 2019, após diplomado Deputado Distrital, Jorge Vianna quebra o protocolo e toma posse na CLDF trajando o macacão do SAMU, vestimenta usada para representar a categoria que ajudou a elegê-lo, a Enfermagem.

Atualmente, Jorge Vianna é deputado Distrital pelo partido PODEMOS, integra o bloco União pelo Distrito Federal, é membro titular da Comissão de Educação, Saúde e Cultura - CESC; da Comissão de Assuntos Fundiários - CAF e da Comissão de Transporte e Mobilidade Urbana - CTMU da Câmara Legislativa do Distrito Federal – CLDF.

Leis e normas aprovadas

Leis e normas aprovadas

Deputado Jorge Vianna

Autoria

Lei e ementa

DEPUTADO JORGE VIANNA

LEI 7488/2024

Garante prioridade de atendimento médico-hospitalar às mulheres vítimas de violência.

DEPUTADO JORGE VIANNA

LEI 7449/2024

Institui no Distrito Federal o Programa de Atenção à Saúde da Mulher no Climatério e na Menopausa.

DEPUTADO JORGE VIANNA

LEI 7430/2024

Assegura às gestantes a realização da ultrassonografia morfológica na rede pública de saúde do Distrito Federal.

DEPUTADO JORGE VIANNA

LEI 7411/2024

Dispõe sobre a garantia de acesso e permanência de ambos os pais ou responsável acompanhando pacientes menores de idade no decorrer de consultas nas unidades de saúde das redes pública e privada do Distrito Federal.

DEPUTADO JORGE VIANNA

LEI 7398/2024

Dispõe sobre a exibição de informações relativas ao prazo de validade dos produtos oferecidos aos consumidores no Distrito Federal.

DEPUTADO JORGE VIANNA

LEI 7308/2023

Dispõe sobre a instituição do Programa de Incentivo a Atividade Física para Idosos no Distrito Federal.

DEPUTADO JORGE VIANNA

LEI 7301/2023

Institui o Dia dos Profissionais de Enfermagem Forense, a ser celebrado no dia 30 de julho, o inclui no calendário oficial de eventos do Distrito Federal e dá outras providências.

DEPUTADO JORGE VIANNA

LEI 7222/2023

Altera a Lei nº 3.035, de 18 de julho de 2002, que dispõe sobre o Plano Diretor de Publicidade das Regiões Administrativas do Plano Piloto - RA I, do Cruzeiro - RA XI, de Candangolândia - RA XVIX, Lago Sul - RA XVI e do Lago Norte - RA XVIII.

DEPUTADO JORGE VIANNA

LEI 7195/2022

Dispõe sobre a especificação dos produtos a serem oferecidos aos consumidores em eventos, shows e espetáculos realizados na modalidade open bar ou em que haja livre consumo de bebidas e alimentos.

DEPUTADO JORGE VIANNA

LEI 7144/2022

Dispõe sobre a adaptação dos sistemas de direcionamento por cores nos hospitais públicos e privados, nos terminais de embarque de passageiros e onde couber, a fim de garantir autonomia aos portadores de daltonismo no Distrito Federal.

DEPUTADO JORGE VIANNA

LEI 7132/2022

Assegura aos profissionais da saúde, do sistema público e privado de saúde do Distrito Federal, o direito à meia-entrada na aquisição de ingressos para eventos artísticos, culturais, cinematográficos e desportivos realizados no Distrito Federal.

DEPUTADO JORGE VIANNA

LEI 7058/2022

Dispõe sobre a relação de consumo e a prestação dos serviços de prevenção de doenças, promoção do bem-estar e proteção e recuperação da saúde e da qualidade de vida no Distrito Federal e dá outras providências.

DEPUTADO JORGE VIANNA

LEI 6996/2021

Dispõe sobre o dimensionamento da força de trabalho dos profissionais que atuam nas unidades dos serviços hospitalares de emergência no Distrito Federal.

DEPUTADO JORGE VIANNA

LEI 6821/2021

Dispõe sobre o Programa Socorro nas Escolas, garantindo aos alunos das redes pública e privada de ensino do Distrito Federal informações e treinamentos de primeiros socorros, ministrados por profissionais do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência do Distrito Federal SAMU/DF, da Fundação de Ensino e Pesquisa em Ciências da Saúde Fepecs e militares do Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal CBMDF.

DEPUTADO JORGE VIANNA

LEI 6814/2021

Dispõe sobre a observância, pelas unidades de saúde do Distrito Federal, do Regulamento Técnico dos Sistemas Estaduais de Urgência e Emergência, instituído pela Portaria do Ministério da Saúde nº 2.048, de 5 de novembro de 2002, no tocante às salas de descanso para enfermeiros, técnicos de enfermagem e auxiliares de enfermagem.

DEPUTADO JORGE VIANNA

LEI 6748/2020

Acrescenta dispositivo à Lei nº 4.949, de 15 de outubro de 2012, que estabelece normas gerais para realização de concurso público pela administração direta, autárquica e fundacional do Distrito Federal, para garantir à pessoa com deficiência surda a realização da prova na Língua Brasileira de Sinais.

DEPUTADO JORGE VIANNA

LEI 6715/2020

Institui o Programa de Descentralização Progressiva de Ações de Saúde PDPAS na rede pública de saúde do Distrito Federal.

DEPUTADO JORGE VIANNA

LEI 6703/2020

Dispõe sobre a garantia de as instituições de ensino público e privado do Distrito Federal fornecerem diploma impresso em sistema braille para alunos com deficiência visual, na conclusão do ensino fundamental, médio e superior.

DEPUTADO JORGE VIANNA

LEI 6690/2020

Estabelece que o estágio em unidade de saúde da rede pública ou da rede privada do Distrito Federal é considerado como experiência para concursos públicos e processos seletivos realizados no Distrito Federal.

DEPUTADO JORGE VIANNA

LEI 6688/2020

Assegura, em caráter indenizatório, o fardamento (uniforme) para os profissionais que desempenham suas atribuições na Secretaria de Estado de Saúde do Distrito Federal e no Serviço de Atendimento Móvel de Urgência do Distrito Federal SAMU/DF.

DEPUTADO JORGE VIANNA

LEI 6667/2020

Dispõe sobre o programa de estágio nas unidades de saúde da Secretaria de Estado de Saúde do Distrito Federal (bolsa estágio), para alunos de cursos de formação profissional para as áreas em saúde.

DEPUTADO JORGE VIANNA

LEI 6656/2020

Dispõe sobre o direito ao descarte de seringas, agulhas, lancetas, tiras e demais materiais perfurocortantes ou contaminantes em locais e estabelecimentos de grande circulação de pessoas no Distrito Federal.

DEPUTADO JORGE VIANNA

LEI 6598/2020

Estabelece as retiradas mínimas aplicáveis às cooperativas de trabalho constituídas para prestação do serviço de home care no Distrito Federal e dá outras providências.

DEPUTADO JORGE VIANNA

LEI 6546/2020

Dispõe sobre a obrigatoriedade dos estabelecimentos que disponibilizam elevadores para os consumidores de assegurarem a utilização preferencial desses equipamentos por gestantes, pessoas acompanhadas de crianças no colo, idosos, pessoas com deficiência e pessoas com enfermidade que diminua a capacidade de locomoção, inclusive obesidade.

DEPUTADO JORGE VIANNA

LEI 6476/2020

Institui e inclui, no calendário oficial do Distrito Federal, a Semana da Enfermagem, a ser celebrada, anualmente, nos dias de 12 a 20 de maio.

DEPUTADO JORGE VIANNA

LEI 6393/2019

Institui a Política Distrital de Segurança e Saúde no Trabalho PDSST no âmbito da administração pública direta e indireta do Distrito Federal.

DEPUTADO JORGE VIANNA

LEI 6379/2019

Cria o programa Remédio para Todos, que garante o acesso gratuito dos usuários do Sistema Único de Saúde SUS a medicamentos e insumos não fornecidos por motivo de falta de disponibilidade em estoque nas unidades e estabelecimentos da rede pública de saúde do Distrito Federal.

DEPUTADO JORGE VIANNA

LEI 6326/2019

Estabelece a política de prevenção aos acidentes de trabalho e doenças ocupacionais denominada Abril Verde, no âmbito do Distrito Federal, incluindo-a no calendário oficial de eventos do Distrito Federal, e dá outras providências.

DEPUTADO JORGE VIANNA

LEI 6300/2019

Assegura a disponibilização de profissional apto a se comunicar na Língua Brasileira de Sinais Libras nas unidades e nos órgãos da rede pública de saúde do Distrito Federal que prestam atendimento à população.

DEPUTADO JORGE VIANNA

ELO 115/2019

Acrescenta inciso ao art. 3º da Lei Orgânica do Distrito Federal para dispor sobre promoção da inclusão digital.

DEPUTADO JORGE VIANNA

ELO 114/2019

Altera a Lei Orgânica do Distrito Federal.

DEPUTADO JORGE VIANNA

LC 1034/2024

Altera a Lei Complementar nº 840, de 23 de dezembro de 2011, que "dispõe sobre o regime jurídico dos servidores públicos civis do Distrito Federal, das autarquias e das fundações públicas distritais", para conceder jornada de trabalho diferenciada para servidoras lactantes.

DEPUTADO JORGE VIANNA

LC 1005/2022

Altera a Lei Complementar nº 840, de 23 de dezembro de 2011, que dispõe sobre o regime jurídico dos servidores públicos civis do Distrito Federal, das autarquias e das fundações públicas distritais.

DEPUTADO JORGE VIANNA

DL 2427/2023

Concede o Título de Cidadão Honorário de Brasília ao senhor Arthur Antunes Coimbra.

DEPUTADO JORGE VIANNA

DL 2424/2023

Concede o Título de Cidadão Honorário de Brasília ao senhor Diego Chehin Ponce de Leon, popularmente conhecido como Carmela.

DEPUTADO JORGE VIANNA

DL 2405/2023

Concede o Título de Cidadão Honorário de Brasília ao senhor Raul Canal.

DEPUTADO JORGE VIANNA

DL 2394/2023

Concede o Título de Cidadão Honorário de Brasília ao senhor Omar Aziz, Senador da República Federativa do Brasil.

DEPUTADO JORGE VIANNA

DL 2387/2023

Concede o Título de Cidadã Honorária de Brasília à desembargadora Maria Ivatônia Barbosa dos Santos.

DEPUTADO JORGE VIANNA

DL 2382/2022

Concede o Título de Cidadã Honorária de Brasília à professora Teresa Cristina Jinkings Sant'Ana

DEPUTADO JORGE VIANNA

DL 2286/2020

Susta os efeitos dos incisos XXXVI e XXXIX do art. 1º do Decreto nº 38.386, de 2 de agosto de 2017, que declara desnecessárias as especialidades dos cargos da Carreira Assistência Pública à Saúde do Distrito Federal que menciona, para manter a possibilidade de provimento dos cargos de Motorista e Supervisor de Segurança do Trabalho.

DEPUTADO JORGE VIANNA

DL 2281/2020

Susta os efeitos da Portaria SES-DF nº 67, de 31 de janeiro de 2020, que suspendeu a autorização do enfermeiro para prescrever medicamentos, bem como solicitar exames, em todos os níveis de assistência, desde que previstos nos protocolos, guias, notas técnicas ou manuais adotados pela SES-DF.

DEPUTADO JORGE VIANNA

DL 2256/2019

Concede o título de Cidadão Honorário de Brasília ao senhor João Cardoso da Silva.

DEPUTADO JORGE VIANNA

DL 2255/2019

Concede o título de Cidadã Honorária de Brasília à senhora Onã Silva.

DEPUTADO JORGE VIANNA

RES 317/2020

Institui a Sessão Extraordinária Remota da Câmara Legislativa do Distrito Federal - SER.

DEPUTADO JORGE VIANNA

RES 311/2019

Denomina a Sala de Reuniões das Comissões nº 1 de Sala de Reuniões Deputado Juarezão.

Comissões e Frentes Parlamentares

  • Comissão de Economia, Orçamento e Finanças

    Cargo: Membro titular

  • Comissão de Defesa do Consumidor

    Cargo: Vice-Presidente

  • Comissão de Educação, Saúde e Cultura

    Cargo: Membro titular