Buscar DCL
8.633 resultados para:
8.633 resultados para:
DCL n° 055, de 18 de março de 2024
Atos 33/2024
Mesa Diretora
ATO DA MESA DIRETORA Nº 33, DE 2024
Aprova o Plano Anual de Publicidade e
Propaganda da Câmara Legislativa para o
exercício de 2024.
A MESA DIRETORA DA CÂMARA LEGISLATIVA DO DISTRITO FEDERAL, no uso de suas
atribuições regimentais, RESOLVE:
Art. 1º Aprovar o Plano Anual de Publicidade e Propaganda da Câmara Legislativa do Distrito
Federal para o exercício 2024 (1516745).
Art. 2º Este Ato entra em vigor na data de sua publicação.
Sala de Reuniões, 15 de março de 2024.
DEPUTADO WELLINGTON LUIZ
Presidente
DEPUTADO RICARDO VALE DEPUTADO PASTOR DANIEL DE CASTRO
Vice-Presidente Primeiro-Secretário
DEPUTADO ROOSEVELT DEPUTADO MARTINS MACHADO
Segundo-Secretário Terceiro-Secretário
Documento assinado eletronicamente por RICARDO VALE DA SILVA - Matr. 00132, Vice-Presidente da
Câmara Legislativa do Distrito Federal, em 15/03/2024, às 16:34, conforme Art. 22, do Ato do Vice-
Presidente n° 08, de 2019, publicado no Diário da Câmara Legislativa do Distrito Federal nº 214, de 14 de
outubro de 2019.
Documento assinado eletronicamente por WELLINGTON LUIZ DE SOUZA SILVA - Matr.
00142, Presidente da Câmara Legislativa do Distrito Federal, em 15/03/2024, às 17:09, conforme Art.
22, do Ato do Vice-Presidente n° 08, de 2019, publicado no Diário da Câmara Legislativa do Distrito Federal nº
214, de 14 de outubro de 2019.
Documento assinado eletronicamente por DANIEL DE CASTRO SOUSA - Matr. 00160, Primeiro(a)-
Secretário(a), em 15/03/2024, às 17:40, conforme Art. 22, do Ato do Vice-Presidente n° 08, de 2019,
publicado no Diário da Câmara Legislativa do Distrito Federal nº 214, de 14 de outubro de 2019.
Documento assinado eletronicamente por MARCOS MARTINS MACHADO - Matr. 00155, Terceiro(a)-
Secretário(a), em 15/03/2024, às 18:53, conforme Art. 22, do Ato do Vice-Presidente n° 08, de 2019,
publicado no Diário da Câmara Legislativa do Distrito Federal nº 214, de 14 de outubro de 2019.
A autenticidade do documento pode ser conferida no site:
http://sei.cl.df.gov.br/sei/controlador_externo.php?acao=documento_conferir&id_orgao_acesso_externo=0
Código Verificador: 1584117 Código CRC: 36D089FF.
DCL n° 061, de 26 de março de 2024
Atas - Comissões 1/2024
CTMU
ATA DA 1ª REUNIÃO EXTRAORDINÁRIA DA COMISSÃO DE TRANSPORTE E MOBILIDADE
URBANA, NA 2ª SESSÃO LEGISLATIVA DA 9ª LEGISLATURA, EM 28/02/2024
No dia 28 de fevereiro de 2024, às 10 horas e 15 minutos, na Sala das Comissões, com quórum
regimental, o Deputado Max Maciel, declarou aberta a Primeira Reunião Extraordinária do ano de 2024,
presencialmente na Sala Pedro de Souza Duarte, da Comissão de Transporte e Mobilidade Urbana, que
foi transmitida simultaneamente pela TV Câmara Distrital, e pelo canal do YouTube da TV Web CLDF.
Presencialmente compareceram, além do Presidente, os Deputados Martins Machado e Fábio Félix,
membros titulares da Comissão. O Deputado Max Maciel leu os seguintes Itens da Pauta: Item
1.1. Leitura e aprovação da Ata da 5ª Reunião Ordinária, realizada presencialmente na Sala
Pedro de Souza Duarte em 18 de outubro de 2023. O Presidente questionou se, considerando a
divulgação prévia, poderia ser dispensada a leitura da Ata ou se os demais membros preferiam a leitura
integral. O Presidente e os demais Deputados manifestaram-se pela dispensa da leitura e pela sua
aprovação. O Presidente reputou dispensada a leitura da Ata, dando-a como lida e aprovada
com 3 votos favoráveis e 2 ausências.
Passando às matérias para discussão e votação, o Presidente da Comissão questionou se os
parlamentares julgavam necessária a leitura integral das Indicações ou se poderiam votá-las em bloco,
uma vez que o conteúdo era de conhecimento de todos. Os parlamentares presentes concordaram pela
votação em bloco. Não havendo manifestação em contrário, o Deputado Max Maciel iniciou a apreciação
em bloco as Indicações constantes dos Itens nº 2.1 a 2.101 da Pauta. Não havendo quem quisesse
discutir, iniciou a votação. O Presidente e os demais parlamentares votaram favoravelmente. O
Deputado Max Maciel reputou, então, aprovadas as Indicações constantes dos Itens nº 2.1 a
2.101 da Pauta aprovadas, com 3 votos favoráveis e 2 ausências. O Presidente da Comissão
informou que as indicações constantes nos Itens nº 2.102 a 2.103 eram de sua autoria, e que era
relator dos projetos dos Itens nº 2.104 a 2.105. Por esse motivo, passou a presidência da reunião ao
Deputado Martins Machado. O Vice-Presidente da CTMU assumiu a condução da reunião e questionou
aos demais parlamentares se havia a necessidade de leitura integral das Indicações contidas nos itens
nº 2.102 e 2.103 da pauta ou se a votação poderia ser feita em bloco, uma vez que o conteúdo já havia
sido disponibilizado. Todos concordaram que a votação poderia ser feita em bloco. Iniciou-se a
discussão e, não havendo quem quisesse discutir, a votação. Todos os parlamentares presentes
manifestaram-se favoravelmente. O Deputado Martins Machado considerou as Indicações constantes
dos Itens nº 2.102 a 2.103 da Pauta aprovadas, com 3 votos favoráveis e 2 ausências. O
Vice-Presidente então passou ao Item nº 2.104 da Pauta, o Projeto de Lei nº 202/2023, de autoria da
deputada Paula Belmonte, que “Dispõe sobre a implementação da transparência nas informações sobre
os usuários beneficiários da gratuidade do transporte público coletivo do Distrito Federal, na forma que
especifica”. A Relatoria coube ao Deputado Max Maciel, que realizou a leitura do voto, favorável à
proposição. O Presidente em exercício iniciou a discussão. Não havendo quem quisesse discutir, e sendo
conhecido o voto do relator, abriu o processo de votação. Todos os parlamentares presentes votaram
pela aprovação. O Deputado Martins Machado reputou aprovado o parecer sobre o Item nº 2.104 da
Pauta aprovado, com 3 votos favoráveis e 2 ausências. O Deputado Martins Machado passou ao
Item nº 2.105 da Pauta, o Projeto de Lei nº 423/2023, de autoria do Deputado Iolando, que “Institui
medidas para promoção da segurança viária, redução de acidentes de trânsito e valorização da vida, por
meio do investimento em transporte público, mobilidade ativa, modais não poluentes e adequação da
infraestrutura viária”. O Presidente em exercício passou a palavra ao Relator do projeto, o Deputado
Max Maciel, que se manifestou favoravelmente à proposição. O parecer foi colocado em discussão e,
logo após, em votação. Os demais parlamentares acompanharam o relator. O Presidente em exercício
reputou o parecer sobre o Item nº 2.105 da Pauta aprovado, com 3 votos favoráveis e 2
ausências. O Deputado Pepa chegou às 10h24. O Deputado Martins Machado devolveu a
presidência da comissão ao Deputado Max Maciel, que prosseguiu ao Item nº 2.106 da Pauta: discussão
e votação do parecer ao Projeto de Lei nº 258/2023, de autoria do Deputado Jorge Vianna, que
“Concede gratuidade no transporte público para participantes do Programa Mãe Nutriz, no âmbito da
rede pública de saúde do Distrito Federal”. Passou a palavra ao relator do projeto, Deputado Fábio Félix
que realizou a leitura de seu voto sobre a matéria. O relator opinou pela aprovação do projeto, na forma
do substitutivo que propôs. O parecer foi colocado em discussão e, em seguida, em votação. Os demais
Deputados presentes votaram com o relator. Assim, o Presidente concluiu pela aprovação, na forma
do substitutivo apresentado, do parecer sobre o Item nº 2.106 da Pauta, com 4 votos
favoráveis e 1 ausência. Passou-se então ao Item nº 2.107 da Pauta, o parecer ao Projeto de Lei nº
372/2023, de autoria do Deputado Thiago Manzoni, que “Institui o Estatuto de Defesa do Usuário dos
Órgãos de Trânsito do Distrito Federal”. A relatoria coube ao Deputado Martins Machado, que se
manifestou de forma favorável ao projeto. O Deputado Max Maciel iniciou a discussão e em seguida a
votação sobre o Item. Os demais Deputados presentes também votaram pela aprovação. Dessa forma,
o Presidente considerou aprovado o parecer sobre o Item nº 2.107 da Pauta, com 4 votos
favoráveis e 1 ausência. Passou-se então ao Item nº 2.108: discussão e votação do parecer ao
Projeto de Lei nº 546/2023, de autoria do Deputado Roosevelt Vilela, que “Institui o Programa “Elas no
trânsito”, destinado à promoção e fortalecimento de motoristas e usuárias mulheres no STIP/DF”. O
relator, Deputado Martins Machado, emitiu seu parecer, que foi favorável à matéria. O Presidente da
CTMU colocou a temática em discussão e, a seguir, em votação. Os Deputados presentes manifestaram-
se, também, pela aprovação do projeto. Logo, o Presidente da Comissão declarou o parecer do Item nº
2.108 aprovado, com 4 votos favoráveis e 1 ausência. Deu-se prosseguimento à pauta com o
Item nº 2.109: discussão e votação do parecer ao Projeto de Lei nº 679/2023, de autoria do Deputado
João Cardoso, que “Altera a Lei nº 5.323, de 17 de março de 2014, que “Dispõe sobre a prestação do
serviço de táxi no Distrito Federal e dá outras providências” para aumentar a idade máxima dos veículos
que podem ser usados no serviço de táxi”. A relatoria da matéria coube ao Deputado Martins Machado,
que emitiu parecer favorável. Iniciou-se a discussão e em seguida a votação do Item. Todos
manifestaram-se de maneira favorável. O Presidente da Comissão justificou seu voto afirmando que se
baseou na isonomia, pois os projetos de aplicativos já estabelecem 10 anos. Opinou que seria justo
também para os táxis e que era importante ressaltar que, no futuro, os táxis e todos os veículos de
aplicativo deverão estar com as manutenções regulares em dia, para evitar qualquer tipo de incidente. O
Presidente da Comissão declarou o parecer do Item nº 2.109 aprovado, com 4 votos favoráveis e
1 ausência. O parlamentar passou ao Item 2.110 da Pauta: discussão e votação do parecer ao Projeto
de Lei nº 715/2023, de autoria do Deputado Pastor Daniel de Castro, que “Dispõe sobre a
Regulamentação do Tempo de Permanência de Veículos de Carga nos Pátios de Fiscalização do Governo
do Distrito Federal”. A relatoria coube ao Deputado Martins Machado, cujo voto foi favorável ao projeto
de lei. O Presidente da Comissão iniciou a discussão e, em seguida, a votação. Todos os parlamentares
presentes acompanharam o relator. O Deputado Max Maciel declarou o parecer do Item nº 2.110
aprovado, com 4 votos favoráveis e 1 ausência. O Presidente procedeu ao exame do Item nº
2.111: discussão e votação do parecer ao Projeto de Lei nº 145/2019, de autoria do Deputado Roosevelt
Vilela, que “Acrescenta dispositivo à Lei nº 5.691 de 2 de agosto de 2016 que "Dispõe sobre a
regulamentação de prestação do Serviço de Transporte Individual Privado de Passageiros Baseado em
Tecnologia de Comunicação em Rede no Distrito Federal e dá outras providências." O relator, Deputado
Pepa, emitiu parecer favorável sobre a matéria. O Presidente, Deputado Max Maciel, iniciou a discussão
sobre o projeto. O Deputado Martins Machado pediu a palavra, que lhe foi concedida. O parlamentar
parabenizou o autor do projeto, o Deputado Roosevelt, pois este está enxergando o futuro. Opinou o
parlamentar que é algo que futuramente vai acontecer, haverá um maior número de usuários de
bicicleta e que por isso, tem de haver acesso à tecnologia. O Presidente da Comissão agradeceu ao
Deputado Martins Machado e, não havendo mais quem quisesse discutir, prosseguiu à votação. Todos
os parlamentares presentes acompanharam o relator. O Deputado Max Maciel declarou o parecer
do Item nº 2.111 aprovado, com 4 votos favoráveis e 1 ausência. Passou então ao Item nº
2.112: discussão e votação do parecer ao Projeto de Lei nº 2.694/2022, de autoria do Deputado
Roosevelt Vilela, que “Dispõe sobre a obrigatoriedade de aceitação de convênios médicos e outras
formas de pagamento nos serviços prestados pelo Departamento de Trânsito do Distrito Federal –
DETRAN/DF, empresas e clínicas conveniadas, e dá outras providências”. O Deputado Pepa, a quem
competiu a relatoria, emitiu parecer favorável sobre a matéria. O Deputado Max Maciel parabenizou o
relator, iniciando a discussão e votação sobre o parecer ao Projeto de Lei nº 2.694/2022. Todos os
parlamentares presentes acompanharam o relator. O Deputado Max Maciel declarou o parecer do
Item nº 2.112 aprovado, com 4 votos favoráveis e 1 ausência. Passou-se então ao Item nº
2.113: discussão e votação do parecer ao Projeto de Lei nº 357/2023, de autoria do Deputado Roosevelt
Vilela, que “Dispõe sobre a obrigação de instalação de banheiros públicos nas estações da Companhia
do Metropolitano do Distrito Federal – Metrô-DF”. O Deputado Fábio Félix sinalizou ao Presidente uma
questão de ordem e afirmou que aquela era uma matéria um pouco mais complexa e que,
intuitivamente, todos são favoráveis à instalação de banheiros nas estações de metrô. Mas houve uma
série de problemas de segurança relacionados à instalação de banheiros; então, na construção de novas
estações, isso acabou não sendo feito, por conta de atentados terroristas, abandono de mochilas, uma
série de questões que aconteceram no mundo inteiro. Continuou o Deputado aduzindo que, obviamente,
o Brasil não é palco desse processo, mas existe todo um protocolo de segurança em relação a esse
tema. Então, intuitivamente, todos são favoráveis, e algumas estações de metrô no mundo, inclusive,
têm instalado banheiros na área externa do metrô, mas, existe hoje um protocolo de segurança
internacional que não recomenda a instalação dentro da estação. Opinou que essa é uma questão
controversa, e que a população demanda a instalação de banheiros internos nas estações de metrô, mas
é uma preocupação que se deve ter. Disse ainda que acha que valeria discutir o texto do relator para
abrir a possibilidade de que fosse instalado na área externa. O parlamentar pediu vistas do projeto de
lei, para que pudesse discutir tanto com o relator quanto com o autor da proposição, só para adequar
ao protocolo de segurança internacional, que já é adotado na malha metroviária. O Presidente da
Comissão então declarou que, de acordo com o pedido de vistas do Deputado Fábio Félix, retiraria de
pauta o Projeto de Lei nº 357/2023 e o colocaria em oportuna Ordem do Dia, em nova reunião
ordinária da comissão. O Deputado Pepa realizou uma retificação, informando que o Projeto de Lei nº
2.694 não é de 2023, mas de 2022. O Presidente informou que, considerando que o projeto de lei
listado no Item nº 2.114 trazia uma proposição de sua relatoria e de autoria do Vice-Presidente da
Comissão, Deputado Martins Machado, passaria a condução da reunião ao Deputado Fábio Félix. O
parlamentar assumiu a presidência da reunião e passou ao Item nº 2.114 da Pauta: discussão e votação
do parecer ao Projeto de Lei nº 2.048/2021, de autoria do Deputado Martins Machado, que “Cria o
programa de incentivo a utilização do Sistema de Transporte Público Coletivo do Distrito Federal –
STPC/DF e dá outras providências”. O Presidente em exercício solicitou ao relator, Deputado Max Maciel,
que emitisse parecer sobre a matéria. O parlamentar fez a leitura de seu voto, que foi favorável à
proposição. O Presidente iniciou a discussão e, em seguida, a votação. Todos os Deputados presentes
manifestaram-se favoravelmente. O Deputado Fábio Félix declarou o parecer sobre o Item nº 2.114
aprovado, com 4 votos favoráveis e 1 ausência. O parlamentar devolveu a presidência ao
Deputado Max Maciel, que prosseguiu ao Item nº 2.115 da Pauta: a proposta para aprovação do
calendário de reuniões ordinárias da comissão a serem realizadas no ano de 2024. Tendo em vista que a
referida proposta foi previamente disponibilizada para análise de todos, o Presidente perguntou se
estavam de acordo com o calendário anual de reuniões. Os demais parlamentares informaram estar de
acordo com a proposta e o Presidente reputou aprovado o calendário de reuniões de 2024,
com 4 votos favoráveis e 1 ausência. O Deputado informou, ainda, que o calendário tão logo estaria
disponível no site da Câmara Legislativa para que todos pudessem ter acesso. Passou então aos
comunicados e abriu espaço para os demais, caso tivessem comunicados a fazer. O Deputado Fábio
Félix solicitou o uso da palavra, que lhe foi concedido. O parlamentar opinou que, ao longo de 2023, a
comissão foi fundamental para vistorias, visitas e acompanhamento do sistema de transporte público
coletivo do Distrito Federal. Parabenizou o trabalho do Presidente e afirmou que está na segunda
legislatura, aprendendo em relação ao tema, e viu que a comissão deu um salto de qualidade muito
grande com a condução ao longo de 2023. O parlamentar sugeriu que, dada a gravidade e a urgência
do tema do aumento da tarifa do transporte no Entorno autorizada pela ANTT, com um cálculo que é
absolutamente desproporcional com respeito à dignidade humana, ao direito à mobilidade, ao direito ao
transporte, fosse marcada uma agenda da Comissão, demonstrando a preocupação do Distrito Federal
com o tema, na ANTT. O parlamentar opinou também que poderia ser uma agenda convidando outros
parlamentares, o Presidente da Câmara Legislativa, para que pudessem politicamente demonstrar a
insatisfação com a autorização desse aumento e com a forma como o cálculo é realizado. O Deputado
Max Maciel agradeceu ao Deputado Fábio Félix e afirmou que o sucesso da comissão não seria possível
sem a presença e a participação dos demais Deputados, que deram as condições de realizar tudo o que
foi possível no ano de 2023. O Deputado Pepa solicitou o uso da palavra, que lhe foi concedido. O
parlamentar disse que fazia suas as palavras do Deputado Fábio Félix em relação ao elogio à presidência
da comissão. Aduziu também que tem acompanhado o empenho e a dedicação do Presidente ao tema.
O mesmo parlamentar opinou que, quanto à questão das passagens de ônibus do Entorno, a ANTT
precisa ter um conhecimento um pouco maior sobre o Entorno do Distrito Federal, a pobreza do Entorno
do Distrito Federal, o que acontece no Entorno do Distrito Federal, a necessidade, a dependência de
emprego na capital. Questionou quantos não serão mais empregados no Distrito Federal devido ao
aumento de passagem. Disse que isso tudo tem que ser levado em conta, e que a comissão tem um
papel fundamental. Disse ainda que, apesar de o tema ser nacional, é preciso, de fato, marcar território,
mostrar a indignação quanto a esse aumento. Informou que no dia anterior tinha ido à rodoviária de
Planaltina de Goiás, justamente para ouvir opiniões, que não são boas; disse que a necessidade dessas
pessoas é alta, e que poucos vão usufruir do salário que recebem. O Presidente da Comissão então
concedeu a palavra ao Deputado Martins Machado. O parlamentar destacou, mais uma vez, a
importância da Comissão. Opinou que só os projetos que foram votados naquele dia já comprovavam
como a Comissão cresceu, tornou-se mais relevante, mais participativa. Disse que, embora não
participasse daquela Comissão outrora, eram muito raros os projetos de lei referentes à Comissão de
Transporte. Inferiu que isso é muito importante. Sobre o aumento das passagens no Entorno, informou
que a Paula, Secretária do Entorno, iria falar com ele. Disse que esta é uma Secretaria que tem que ter
relevância também, tem que ter sua importância. Informou que, assim que a Secretária viesse,
comunicaria dia e horário, para que todos pudessem falar com ela também. O Deputado Max Maciel
agradeceu aos Deputados Martins Machado e Pepa. Desejou um bom ano de trabalho na comissão e
agradeceu à equipe de 2023, Adriana e Olga; e à equipe de 2024, Fernanda e Rúbia, compondo o novo
quadro de assessoria da comissão, e Fernando, Odair e Thainá, que já estavam. Disse que sempre
agradece à assessoria, à parte técnica, pelo suporte ao trabalho. Disse que acolheria a proposta do
Deputado Fábio Félix, e que iria marcar novamente com a ANTT e também com o GT criado entre a
União e Goiás, pois acha importante o Estado de Goiás estar nesse debate também. Fechando os
comunicados, informou que, no dia 23 de janeiro deste ano, realizou uma visita à cidade de Luziânia,
para conhecer mais uma experiência de tarifa zero, e conversou com o superintendente municipal de
trânsito da cidade, Marcelo Lemos. Disse que o relatório já estava disponível no sistema, e que também
já havia sido compartilhado com os gabinetes dos demais parlamentares. Informou que, para quem
quisesse saber como foi a experiência da visita à Luziânia e como está sendo implementado o tarifa zero
lá, havia um pouco desse relato, do impacto, do custo e de como a cidade tem recebido. Informou o
parlamentar que, em 2024, já haviam emitido 38 ofícios, dentre eles, questionamentos à SEMOB sobre a
renovação de frotas das concessionárias de ônibus e sobre o Refis de 2023 promovido pelo DF,
especialmente acerca do elevado desconto concedido às empresas concessionárias. Foram 130 milhões
de reais de desconto para as empresas, que foi dado sobre o valor principal das multas e não sobre a
multa e os juros das multas. Foi essa a interpretação da Secretaria de Mobilidade e da Secretaria de
Economia. Agora, estavam solicitando que a Secretaria de Economia informasse o que balizou, de fato,
esse chamado “descontaço”. Comunicou também acerca da renovação de frotas, afirmando que é
importante dizer que a Marechal ainda não apresentou o calendário, cujo prazo é o mês de março.
Informou ainda que, depois de aprovado o calendário, havia o prazo de 6 meses para a empresa
apresentar o comprovante de compra e o prazo de mais 6 meses para os ônibus chegarem. Opinou que
isso é um absurdo, porque a empresa tinha 10 anos para renovar a frota e não renovou. Por mais 1
ano, a Marechal vai rodar com 70% da sua frota sem renovação. O Deputado disse que vistoriou e
acompanhou a empresa, que sabe das dificuldades da bacia, sobretudo do alto número de obras que
impactam a mobilidade e o acesso, mas a qualidade dos veículos é muito ruim, quebram muito – o que
faz com que as pessoas não tenham qualidade no sistema. Por isso, pede o mínimo estabelecido em
contrato: que a Marechal garanta a renovação da frota. Disse ainda que também questionou o Ministério
Público e o PROCON acerca do aumento das passagens na região do Entorno.
O Presidente agradeceu às intérpretes de Libras, Daniela e Patrícia; aos colaboradores da copa, da
limpeza, da TV Câmara Distrital, do Setor de Apoio ao Plenário, da Polícia Legislativa, à parte técnica da
comissão e a todos os demais colaboradores que contribuíram para o sucesso da reunião. Agradeceu,
também, às autoridades e aos demais convidados, aos Deputados, que honraram a Câmara Legislativa
do Distrito Federal com as suas presenças.
Havendo cumprido a pauta e nada mais havendo a tratar, o Presidente declarou encerrada a 1ª Reunião
Extraordinária da Comissão de Transporte e Mobilidade Urbana às 10 horas e 58 minutos.
Eu, Fernanda Azevedo, Secretária da CTMU, lavro esta presente ata que, após lida e aprovada pelos
senhores membros, será assinada pelo Presidente, Deputado Max Maciel, e encaminhada para
publicação.
MAX MACIEL
Presidente da Comissão da Transporte e Mobilidade Urbana
Documento assinado eletronicamente por MAX MACIEL CAVALCANTI - Matr. 00168, Deputado(a)
Distrital, em 22/03/2024, às 16:49, conforme Art. 22, do Ato do Vice-Presidente n° 08, de 2019, publicado no
Diário da Câmara Legislativa do Distrito Federal nº 214, de 14 de outubro de 2019.
A autenticidade do documento pode ser conferida no site:
http://sei.cl.df.gov.br/sei/controlador_externo.php?acao=documento_conferir&id_orgao_acesso_externo=0
Código Verificador: 1589971 Código CRC: 5C754F56.
DCL n° 061, de 26 de março de 2024
Portarias 130/2024
Gabinete da Mesa Diretora
PORTARIA-GMD Nº 130, DE 22 DE MARÇO DE 2024
O GABINETE DA MESA DIRETORA DA CÂMARA LEGISLATIVA DO DISTRITO FEDERAL, em
conformidade com o Ato da Mesa Diretora nº 50, de 2011, e com o Ato da Mesa Diretora nº 46, de
2017, considerando o Memorando 7 (1579847), O Parecer 58 (1593185) e as demais razões
apresentadas no Processo SEI 00001-00009327/2024-02, RESOLVE:
Art. 1º Autorizar a utilização do auditório da CLDF, sem ônus, para a realização da Roda de
Conversa com os Novos Servidores e Oficina de Preparação para Aposentadoria, nas datas e horários
que constam no anexo I, abaixo relacionado.
Parágrafo único. O evento será coordenado pela servidora Tatiana Ribeiro Tanabe Loureiro,
matrícula nº 22.960, que será responsável por entregar o espaço nas mesmas condições que o
recebeu.
Art. 2º Esta Portaria entra em vigor na data de sua publicação.
JOÃO MONTEIRO NETO
Secretário-Geral substituto/Presidência
JOÃO TORRACCA JUNIOR EDSON PEREIRA BUSCACIO JUNIOR
Secretário-Executivo/Vice-Presidência Secretário-Executivo/Primeira-Secretaria
ANDRÉ LUIZ PEREZ NUNES DANIEL FIGUEIREDO PINHEIRO
Secretário-Executivo/Segunda-Secretaria Secretário-Executivo/Terceira-Secretaria
ANEXO I
DATAS E HORÁRIOS DO EVENTO
Data Período
06/05 12h às 16
13/05 08h às 13h
20/05 08h às 18h
21, 22 e 23 de maio 08 às 13h
Documento assinado eletronicamente por EDSON PEREIRA BUSCACIO JUNIOR - Matr.
23836, Secretário(a)-Executivo(a), em 22/03/2024, às 11:43, conforme Art. 22, do Ato do Vice-Presidente
n° 08, de 2019, publicado no Diário da Câmara Legislativa do Distrito Federal nº 214, de 14 de outubro de
2019.
Documento assinado eletronicamente por JOAO TORRACCA JUNIOR - Matr. 24072, Secretário(a)-
Executivo(a), em 22/03/2024, às 13:31, conforme Art. 22, do Ato do Vice-Presidente n° 08, de 2019,
publicado no Diário da Câmara Legislativa do Distrito Federal nº 214, de 14 de outubro de 2019.
Documento assinado eletronicamente por ANDRE LUIZ PEREZ NUNES - Matr. 21912, Secretário(a)-
Executivo(a), em 22/03/2024, às 16:56, conforme Art. 22, do Ato do Vice-Presidente n° 08, de 2019,
publicado no Diário da Câmara Legislativa do Distrito Federal nº 214, de 14 de outubro de 2019.
Documento assinado eletronicamente por RUSEMBERGUE BARBOSA DE ALMEIDA - Matr.
21481, Secretário(a)-Executivo(a), em 25/03/2024, às 15:18, conforme Art. 22, do Ato do Vice-Presidente
n° 08, de 2019, publicado no Diário da Câmara Legislativa do Distrito Federal nº 214, de 14 de outubro de
2019.
Documento assinado eletronicamente por JOAO MONTEIRO NETO - Matr. 24064, Secretário(a)-Geral da
Mesa Diretora - Substituto(a), em 25/03/2024, às 18:33, conforme Art. 22, do Ato do Vice-Presidente n°
08, de 2019, publicado no Diário da Câmara Legislativa do Distrito Federal nº 214, de 14 de outubro de 2019.
A autenticidade do documento pode ser conferida no site:
http://sei.cl.df.gov.br/sei/controlador_externo.php?acao=documento_conferir&id_orgao_acesso_externo=0
Código Verificador: 1593679 Código CRC: 29EE3D95.
DCL n° 061, de 26 de março de 2024
Atos 151/2024
Presidente
ATO DO PRESIDENTE Nº 151, DE 2024
O PRESIDENTE DA CÂMARA LEGISLATIVA DO DISTRITO FEDERAL, no uso de suas atribuições
regimentais, tendo em vista o que dispõem o art. 246, § 1º e o art. 250 do Regimento Interno desta
Casa de Leis, o Ato do Presidente nº 255, de 2023, o que dispõe o art. 44 da Lei Complementar nº
840/2011 e em especial o art. 1º, § 3º do Ato da Mesa Diretora nº 74, de 2019, RESOLVE:
Art. 1º Designar João Monteiro Neto, matrícula nº 24.064, ocupante do cargo de Chefe de
Gabinete de Membro da Mesa, CNE-01, no Gabinete da Presidência, para responder pelos encargos de
substituto do cargo de Secretário-Geral e Ordenador de Despesas, CNE-02, do Gabinete da Mesa
Diretora, no período de 25/3/2024 a 27/3/2024.
Art. 2º Este Ato entra em vigor na data de sua publicação.
Brasília, 25 de março de 2024.
DEPUTADO WELLINGTON LUIZ
Presidente
Documento assinado eletronicamente por WELLINGTON LUIZ DE SOUZA SILVA - Matr.
00142, Presidente da Câmara Legislativa do Distrito Federal, em 25/03/2024, às 18:23, conforme Art.
22, do Ato do Vice-Presidente n° 08, de 2019, publicado no Diário da Câmara Legislativa do Distrito Federal nº
214, de 14 de outubro de 2019.
A autenticidade do documento pode ser conferida no site:
http://sei.cl.df.gov.br/sei/controlador_externo.php?acao=documento_conferir&id_orgao_acesso_externo=0
Código Verificador: 1595769 Código CRC: 692F1D4E.