Publicador de Conteúdos e Mídias

Ricardo Vale realiza audiência pública para discutir problemas de infraestrutura em Sobradinho II

Publicado em 17/04/2024 12h02

Foto: Divulgação/Gab. Ricardo Vale

O deputado destaca necessidade de articulação para superar o abandono da região administrativa

Na última terça (16), o vice-presidente da Câmara Legislativa, deputado Ricardo Vale (PT), promoveu uma audiência pública com representantes do Governo do Distrito Federal (GDF) para debater soluções de enfrentamento dos problemas de infraestrutura, como asfalto e sistema de gerenciamento das águas pluviais, que afetam a população do Grande Colorado e dos condomínios do Setor de Mansões, em Sobradinho II. 

Durante o encontro, as autoridades destacaram a necessidade de criação de um Grupo de Trabalho para a formulação de propostas, além de firmarem compromisso de retornar, ainda neste semestre, com uma solução. Segundo Vale, a articulação tem o objetivo de superar o abandono da região administrativa, uma vez que o GDF alega não poder destinar recursos para realização de obras por se tratar de áreas particulares.

“Não podemos esperar mais 40 anos pela regularização e a drenagem tão necessárias para a Avenida São Francisco no Grande Colorado e todo o Setor de Mansões”, frisou Vale. “O tapa-buraco e o recapeamento são medidas paliativas que inclusive estamos ajudando a fazer, mas não resolve o problema”, afirmou.

Eudáquio Alves, membro da Associação dos Moradores de Mini Chácara e morador de Sobradinho há 32 anos, listou prejuízos resultantes da falta de um sistema de controle de água da chuva, destacando a perda de móveis e casas por alagamentos na região. “Estão fazendo asfalto sem a drenagem e, daqui há dois anos, a água vai levar tudo embora. Precisamos que o governo entre aqui e faça algo pelo povo”, ressaltou.

 

Urbanismo


Walter Casimiro, secretário de Obras e Infraestrutura do DF, afirmou que foi encarregado de resolver o problema e vai envolver todos os órgãos necessários para que entraves legais não impeçam o GDF de realizar as obras necessárias. “Estou conversando com a Secretaria de Habitação e, nem que tenhamos que colocar cada rua como área de servidão, me comprometo a trabalhar para implementar de imediato o sistema de drenagem e podemos contar com o plano de urbanismo”, garantiu. 

Além de, Diego Matos, administrador de Sobradinho II, Tereza Loder, subsecretária de Parcelamento da Secretaria de Habitação e Alex Carreiro, secretário Executivo da Secretaria de Mobilidade, estavam presentes no encontro. Wesley Waldemar, membro da Companhia de Desenvolvimento Habitacional do Distrito Federal  (Codhab), e Fábio Cardoso,  representante do Departamento de Estradas e Rodagem (DER), também participaram da audiência. 

Amanda Gonçalves (estagiária) - Agência CLDF