Publicador de Conteúdos e Mídias

Troca de partidos repercute na Câmara Legislativa

Publicado em 08/10/2013 14h26

As trocas de partidos na última semana repercutiram na sessão ordinária da Câmara Legislativa do Distrito Federal nesta terça-feira (8). Vários deputados distritais utilizaram a tribuna para se manifestar sobre o assunto. A deputada Celina Leão (PDT), por exemplo, optou por fazer uma prestação de contas de sua atuação e justificar sua opção pelo novo partido. Segundo ela, seu mandato está pautado em fazer oposição de "cara limpa" e a opção pelo PDT levou em conta, primeiramente, os interesses da cidade e a história do partido.

Celina fez questão de destacar que o PDT não estará com o governador Agnelo Queiroz nas próximas eleições. Ela adiantou que o partido terá candidatura própria ao GDF, com o nome do deputado federal Reguffe (PDT-DF). A distrital aproveitou, ainda, para criticar algumas siglas partidárias que, segundo ela, ofereceram dinheiro para atrair integrantes.

O deputado Olair Francisco (PTdoB) elogiou a atuação da parlamentar e parabenizou-a pela escolha da legenda: "um partido que tem história no Brasil e em Brasília". Já a deputada Eliana Pedrosa (PPS) preferiu exaltar a tradição e a qualidade dos quadros do PDT, citando o senador Cristovam Buarque (PDT-DF) e o deputado federal Reguffe. Agaciel Maia (PTC) lembrou Leonel Brizola e outros nomes históricos do PDT, destacando que Celina Leão tem um perfil guerreiro que combina com a nova sigla.

Para a deputada Arlete Sampaio (PT) a movimentação partidária da última semana foi a primeira etapa para a disputa política do próximo ano. Ela parabenizou os colegas pelas novas siglas e destacou que houve uma movimentação mais para o campo da esquerda. Arlete também lamentou a não aprovação da criação do partido Rede de Sustentabilidade. Para ela, a nova sigla acrescentaria muito mais ao País do que outras legendas existentes.

A deputada Luzia de Paula (PEN) falou sobre sua permanência no partido e ressaltou a ideologia da legenda. Segundo ela, a postura de defesa da ecologia foi um dos motivos para que ela continuasse no partido. Também abordaram a temática os deputados Evandro Garla (PRB) e Wellington Luiz (PMDB).

Denúncia - Eliana Pedrosa reforçou as denúncias do que chamou de "pré-mensalão", referindo-se à conduta de alguns partidos na busca por novas filiações. Ela citou os partidos PPL, PSL e PRP, que promoveram, na opinião da distrital, uma "verdadeira banca de negócios". Pedrosa informou ter pedido ao PPS que formalize denúncia perante o Tribunal Regional Eleitoral (TRE).

Filiado ao PPL, o deputado Raad afirmou desconhecer supostas práticas ilegais de seu partido. E Chico Leite (PT) condenou a transformação da política em balcão de negócios por alguns partidos políticos.

Arquivado - Raad também comemorou em plenário o arquivamento de processo contra ele no TRE. De acordo com o parlamentar, as investigações conduzidas pela Polícia Federal chegaram à conclusão de que ele não utilizou recursos e nem recebeu dinheiro oriundo de emenda parlamentar.

Mais notícias sobre