Sessão solene homenageia Dia Internacional da Mulher
Sessão solene homenageia Dia Internacional da Mulher

A bancada feminina da Câmara Legislativa do Distrito Federal realizou sessão solene na tarde desta segunda-feira (9) em homenagem ao Dia Internacional da Mulher. A solenidade contou com a presença de dezenas de convidadas e lideranças femininas. A bancada feminina da Casa corresponde atualmente a cerca de 20% dos distritais: Celina Leão (PDT), Liliane Roriz (PRTB), Luzia de Paula (PEN), Telma Rufino (PPL) e Sandra Faraj (SD).
Maior participação na política, igualdade salarial e o combate à violência foram os temas mais mencionados durante a homenagem. A presidente da Câmara, deputada Celina Leão, destacou que ainda há muito o que avançar na implementação de políticas públicas em prol das mulheres. Apesar de destacar o fato da presidência e da vice-presidência do Legislativo local estarem sendo ocupados por mulheres, Celina cobrou maior participação feminina nos partidos e na política.
Ao mencionar os dados da violência contra a mulher, Celina lembrou que nas últimas três décadas 92 mil mulheres foram assassinadas no Brasil, número que coloca o País como o sétimo mais violento do mundo.
A secretária de Políticas para as Mulheres, Igualdade Racial e Direitos Humanos do Distrito Federal, Marise Ribeiro, afirmou que, apesar dos avanços obtidos nos últimos anos, ainda há muito o que conquistar na luta por igualdade de direitos. Ela mencionou, por exemplo, que a presença de mulheres nos parlamentos do País é de apenas 10%.
Para a deputada Liliane Roriz, os espaços conquistados pelas mulheres são fruto de merecimento. Ela apontou ainda que o maior desafio no momento é enfrentar a violência praticada contra as mulheres que apresenta "estatísticas assustadoras".
Já a deputada Luzia de Paula considera que o pequeno crescimento da bancada feminina (subiu de quatro para cinco integrantes) representa um salto de qualidade e de sensibilidade. Mas para ela o ideal seria a paridade, com 50 por cento das vagas ocupadas pelas mulheres.
A deputada Telma Rufino ressaltou as dificuldades enfrentadas pelas mulheres no seu dia a dia, diante da discriminação, violência e desigualdade salarial. Rufino disse que ao iniciar sua vida pública cansou de ouvir que lugar de mulher era na cozinha.
A deputada federal Mariana Carvalho (PSDB – RO) também participou da homenagem e relatou sua trajetória no mundo da política, iniciada aos 16 anos. Aos 28 anos, Mariana Carvalho foi a deputada federal mais votada de Rondônia no último pleito. Ela cobrou a união das mulheres para fortalecer a luta por direitos iguais, destacando que atualmente o Congresso Nacional conta somente com 51 deputadas federais e 11 senadoras.
Também prestigiaram a sessão os deputados Prof. Reginaldo Veras (PDT) e Renato Andrade (PR).
Mais notícias sobre
