Presidente da Câmara visita hospital da Ceilândia por causa de mortes de bebês
Presidente da Câmara visita hospital da Ceilândia por causa de mortes de bebês

O presidente da Câmara Legislativa do Distrito Federal, deputado Wasny de Roure (PT), visitou na tarde desta quinta-feira (11) o Hospital Regional da Ceilândia (HRC) para entender melhor os motivos das mortes de recém-nascidos ocorridas recentemente na unidade. Segundo o deputado, o objetivo da visita foi colher diretamente dos servidores do hospital informações sobre o ocorrido.
A chefe da enfermaria do Núcleo de Infecções Hospitalares, Liraneide de Oliveira, explicou o contexto das mortes e as medidas tomadas pelo hospital. Superlotação de pacientes, falta de profissionais e crianças com baixa imunidade formaram o cenário de risco para infecção hospitalar. Os primeiros exames confirmaram a contaminação dos bebês falecidos, com a bactéria "serracia" . O HRC reforçou as medidas de precaução, suspendeu novas internações na maternidade e isolou os recém-nascidos que ainda estão com a bactéria.
Atualmente o HRC conta com 26 bebês internados, mas somente sete estão na Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Os resultados de novos exames devem sair nesta sexta-feira. Uma equipe da vigilância sanitária também colheu materiais para avaliação.
Reformas - Wasny também conversou com o diretor administrativo do HRC, Sérgio Bezerra, que apresentou melhorias realizadas nas instalações da unidade, como pinturas e reformas. De acordo com o diretor, foram investidos R$ 2 milhões em manutenção e reforma nos últimos dois anos, por meio de investimentos da Secretaria de Saúde e de um convênio com a Universidade Católica.
O presidente da Câmara percorreu algumas instalações em reforma, como um novo banco de leite, que tem inauguração prevista para maio.
Mais notícias sobre
