Mulheres recebem homenagem na Câmara Legislativa
Mulheres recebem homenagem na Câmara Legislativa

O Dia Nacional da Mulher foi comemorado na manhã desta sexta-feira (27), durante sessão solene da Câmara Legislativa do Distrito Federal. Com várias convidadas, o Plenário ficou lotado e presenciou diversas manifestações de reconhecimento ao papel da mulher na sociedade. Mas também houve demonstrações de preocupação com o crescimento dos casos de violência doméstica.
A deputada Telma Rufino (PROS), uma das idealizadoras da homenagem, destacou a importância da solenidade para valorizar o papel da mulher. "Só nós sabemos de nossas dificuldades no dia a dia. Mulher tem que ser homenageada todos os dias. Também é um momento para refletirmos sobre nossos problemas", disse.
A deputada Celina Leão (PP), também responsável pela sessão solene e procuradora da Mulher na Câmara, lembrou a origem da data, criada em junho de 1980, mas demonstrou preocupação com o crescimento da violência doméstica. Segundo ela, no último ano os casos cresceram 12%. Foram registrados mais de 14 mil casos de violência doméstica contra a mulher. O dia que concentra mais casos é o domingo.
O presidente da Câmara, deputado Joe Valle (PDT), também abordou o problema da violência contra a mulher e ressaltou que a Câmara Legislativa tem discutido o assunto. Valle aproveitou a sessão para destacar o trabalho desenvolvido pelas mulheres parlamentares, que, segundo ele, desempenham trabalho fundamental no Legislativo local.
A dermatologista e psicóloga Lúcia Miranda afirmou que as mulheres devem acreditar no seu potencial e usar esta força em todas as suas atividades. "Nossa autoestima tem que estar sempre em primeiro lugar", assinalou.
A presidente do Serviço de Limpeza Urbana (SLU), Heliana Kátia
Tavares, lamentou que muitas vezes o trabalho das mulheres não recebe o devido reconhecimento, "apesar de todos os esforços". Ela aproveitou para reconhecer e parabenizar o trabalho das mulheres servidoras do SLU.
A promotora de Justiça, coordenadora do Núcleo de Fiscalização e Controle do Sistema Prisional, Berenice Scherer, falou sobre a pesada carga de trabalho das mulheres, que muitas vezes tem que fazer dupla ou até tripla jornada.
Também participaram da solenidade a procuradora geral do DF, Paola Lima; a administradora regional de Águas Claras, Jerusa Ribeiro, e a presidente da Associação Brasileira de Indústria de Hotéis, Adriane Pinto.
Luís Cláudio Alves
Fotos: Rinaldo Morelli/CLDF
Comunicação Social – Câmara Legislativa
Mais notícias sobre
