Publicador de Conteúdos e Mídias

Distritais criticam liberação do uso e porte de drogas

Publicado em 25/08/2015 16h19

Vários deputados distritais se manifestaram na sessão ordinária desta terça-feira (25) da Câmara Legislativa do Distrito Federal contra a possibilidade de o Supremo Tribunal Federal (STF) liberar o porte e o uso de drogas em pequenas quantidades. O assunto está em discussão no STF e o primeiro ministro a proferir o seu parecer, Gilmar Mendes, se posicionou a favor da liberação.

A Câmara Legislativa já aprovou uma moção se posicionando contra a liberação e a favor da manifestação contrária do Ministério Público Federal. O documento foi entregue na semana passada ao STF e ao procurador geral da República, Rodrigo Janot. Na sessão de hoje, o deputado Júlio César (PRB) disse que a possível liberação de drogas para uso recreativo é "um grave risco para a família brasileira". Para ele, o ministro Gilmar Mendes deve rever seu parecer e o STF não deve avançar na discussão.

O deputado Rodrigo Delmasso (PTN) também se manifestou contrário e disse que a moção da Câmara Legislativa fará parte do processo do STF. O deputado Chico Vigilante (PT) também engrossou o coro contra a liberação. Para ele, "todo mundo com consciência tem que ser contra o uso de drogas".

Na avaliação do deputado Dr. Michel, a liberação vai na contramão do que pensa a sociedade. Segundo ele, a medida só vai favorecer os grandes traficantes e prejudicar o trabalho da polícia. "As drogas acabam com as famílias", afirmou.

Para o deputado Raimundo Ribeiro (PSDB), o palco para a discussão do tema está equivocado. Segundo ele, o assunto deveria ser discutido no Congresso Nacional e não no STF.

Homenagem – Antes do início da sessão desta terça-feira, a Câmara homenageou o estudante Wilker Graziroto e o instrutor Joaquim Venâncio, pela performance obtida durante a WorldSkills Competition, que reuniu estudante de todo o mundo. A iniciativa da homenagem partiu da deputada Liliane Roriz (PRTB) que entregou junto com a presidente da Câmara, deputada Celina Leão (PDT), moções de louvor aos homenageados.

Realizada a cada dois anos, a WorldSkills Competition é a maior competição de educação profissional do mundo. Competidores de mais de 60 países simulam desafios das profissões que devem ser cumpridos dentro de padrões internacionais de qualidade.

Mais notícias sobre