Deputado quer solução inteligente para Quadra 12 da Estrutural
Deputado quer solução inteligente para Quadra 12 da Estrutural

O líder do PT, deputado Wasny de Roure, propôs na sessão ordinária desta quarta-feira (27) da Câmara Legislativa do Distrito Federal um amplo debate para encontrar uma "solução inteligente" para a situação da Quadra 12 da Estrutural. A região abriga cerca de 200 famílias e está erguida em cima de uma área onde antes era um lixão. O parlamentar quer que o assunto seja discutido com todos os atores envolvidos com a questão e os representantes do GDF.
De acordo com Wasny de Roure, o Instituto Federal de Brasília já ofereceu apoio para monitorar a produção de gás no local. Ele relatou ainda que uma escola teve que ser interditada por causa da emissão de gases. O distrital destacou que as famílias que ocupam a quadra têm uma longa história com a Estrutural e precisam ter a sua situação resolvida com urgência.
Wasny disse que uma das soluções em estudo pelo governo é a remoção das famílias. Mas para ele, o assunto precisa ser melhor debatido com todos os envolvidos.
O deputado Rodrigo Delmasso (PTN) informou que acompanha o problema desde 2012, quando era subsecretário de Meio Ambiente, assim como a situação da fazenda Santa Luzia, na mesma área, que também é um caso de remoção. Na opinião de Delmasso, a área é muito crítica e precisa da atenção do Estado. Segundo ele, as conversas já estão adiantadas com alguns órgãos do governo. Ele defendeu a realização de um levantamento de quem tem direito a ser removido das áreas e a apresentação de uma proposta para estas pessoas.
Crise – Rodrigo Delmasso também falou sobre a crise econômica e sugeriu ações para o DF sair na frente e enfrentar a situação. O deputado sugeriu que o governo negocie um pacto com o setor produtivo, com base na redução de impostos e tendo como contrapartida o pagamento das dívidas existentes. Outra medida proposta foi o recálculo dos valores recolhidos pelo GDF ao INSS. Segundo ele, esta medida traria crédito ao governo, já que o INSS tem reconhecido que o recolhimento da contribuição de férias e décimo terceiro é indevida.
Já o deputado Chico Vigilante (PT) demonstrou preocupação com o alto índice de desemprego no DF. Segundo ele, o índice atual é o pior da história. O parlamentar lamentou que milhares de pessoas estejam procurando emprego sem sucesso. O distrital ressaltou ainda que o drama atinge trabalhadores de várias categorias, como jornalistas, vigilantes e empregados de setores como comércio, limpeza e construção civil.
"A situação é gravíssima. Não existe cidadania para quem está desempregado", completou Chico Vigilante.
O parlamentar também usou a tribuna para lamentar a morte do professor da UnB Élcio Pontes, prestando solidariedade aos familiares e amigos do docente.
Mais notícias sobre
