Deputado pede convocação do secretário de Saúde para explicar problemas na pasta
Deputado pede convocação do secretário de Saúde para explicar problemas na pasta

O deputado Cláudio Abrantes (sem partido) apresentou na sessão ordinária da Câmara Legislativa do Distrito Federal desta quarta-feira (30) um requerimento de convocação do secretário de Saúde, Humberto Lucena, e também do chefe da pediatria da pasta, para prestarem esclarecimentos sobre vários problemas na área, especialmente em relação à Pediatria do Hospital de Planaltina. Os problemas na saúde pública voltaram a ser tema de vários pronunciamentos durante a sessão.
Abrantes classificou a situação da saúde pública como calamitosa. O distrital disse que tem feito estudos comparativos do Orçamento do DF com o de outros estados que deixam claro que o problema "é falta de gestão". Segundo ele, o Orçamento do DF para 2017 é de aproximadamente R$ 37 bilhões, praticamente o dobro do Maranhão, que conta com mais de 220 municípios.
O distrital lembrou audiência pública promovida na noite de ontem para debater a situação da Pediatria do Hospital de Planaltina e criticou a ausência de, pelo menos, um representante da Secretaria de Saúde, o que o levou a pedir a convocação do secretário. "Se não vem por bem, será convocado a comparecer", afirmou.
O Hospital de Planaltina, de acordo com o parlamentar, apresenta uma taxa de mortalidade de crianças até um ano de 15% para cada mil nascidos, número superior à média nacional, que é de 13%.
Já o deputado Chico Vigilante (PT) relatou o caso do pai de uma professora aposentada de Ceilândia que levou uma queda, quebrou o fêmur e está internado no hospital daquela cidade. Com 80 anos, o homem tem previsão de cirurgia para daqui a dois meses e está numa fila de espera com outros 100 pacientes.
O deputado argumenta que, além da tragédia da saúde pública, o governo ainda ignora a prioridade de atendimento prevista no Estatuto do Idoso. "O governador Rollemberg dizia na campanha que dinheiro tinha, faltava gestão. Mas hoje continua tendo dinheiro e sobra incompetência", disparou.
Mais notícias sobre
